7 razões pelas quais o seu negócio precisa do Microsoft Dynamics 365 Business Central

03-07-2025

Descubra como o Microsoft Dynamics 365 Business Central pode transformar a gestão do seu negócio.
7 razões pelas quais o seu negócio precisa do Microsoft Dynamics 365 Business Central

Num cenário empresarial cada vez mais competitivo e digital, as pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam o desafio de manter a eficiência operacional, responder rapidamente às mudanças do mercado e oferecer um serviço de excelência ao cliente. Para isso, é essencial contar com uma solução de gestão integrada, flexível e escalável.

O software de gestão empresarial Microsoft Dynamics 365 Business Central é a escolha de muitas PMEs Portuguesas que procuram transformar digitalmente os seus processos e crescer de forma sustentável. Descubra porquê:
 

  • Escalabilidade à medida do negócio 
O Business Central adapta-se ao ritmo de crescimento da sua empresa. Pode começar com as funcionalidades essenciais e, à medida que o negócio evolui, adicionar novos módulos e utilizadores sem comprometer a continuidade das operações.
 
  • Informação em tempo real e em qualquer lugar
Com dashboards intuitivos e relatórios personalizados, o Business Central oferece uma visão clara e atualizada do desempenho da sua empresa. Isto permite-lhe tomar decisões estratégicas com base em dados concretos, mantendo-se sempre um passo à frente da concorrência. Sendo uma solução cloud, garante um acesso seguro a partir de qualquer lugar, ideal para equipas híbridas ou em mobilidade.
 
  • Ligação dos dados do negócio com Business Intelligence
O Business Central integra de forma nativa com o Microsoft Power BI, permitindo a visualização de gráficos interativos e relatórios dinâmicos diretamente no ERP, proporcionando uma análise mais visual e aprofundada dos dados, facilitando a identificação de tendências e oportunidades.  O software disponibiliza de base um conjunto de indicadores do Power BI que permitem, de forma rápida e simples, extrair dados do ambiente de trabalho sem a necessidade de estar a desenvolver um projeto adicional. 

Por exemplo, é possível selecionar algumas dashboards para apresentar relatórios subjacentes, filtrar um relatório ou adicionar campos a monitorizar, e ainda, fixar uma dashboard personalizada no painel para monitorizar essa informação continuamente. Tudo isto, em tempo real e acessível a partir de qualquer dispositivo, reforçando a capacidade de decisão informada, onde quer que esteja.


 
  • Redução de custos e maior eficiência
De acordo com a Forrester, as empresas que adotaram o Business Central tiveram um retorno de investimento (ROI) médio de 172%, e um aumento de produtividade das suas equipas em até 18% nas áreas de finanças, operações e vendas. As empresas afirmam que tiveram melhorias na produtividade dos trabalhadores, evitamento de custos com relatórios de terceiros e taxas de consultoria. 

Ao consolidar várias áreas de gestão numa única plataforma, elimina-se também a necessidade de múltiplos sistemas isolados. Isto traduz-se numa redução significativa de custos com software, manutenção e formação, além de ganhos operacionais evidentes.
 
  • Integração com o Ecossistema Microsoft
O Business Central integra-se de forma nativa com ferramentas como o Microsoft 365 - Outlook, Teams, Excel - Power BI e Power Automate. Esta integração facilita a colaboração entre equipas, melhora a produtividade e reduz o tempo de adaptação a novas ferramentas.

Imagine receber um e-mail de um cliente e, sem sair do Outlook, conseguir ver o histórico de vendas, criar uma fatura, atualizar dados do cliente. No Excel conseguir exportar e importa dados, permitindo análises avançadas e manipulação de dados com fórmulas e gráficos. Ou partilhar dados financeiros, documentos e tarefas do Business Central diretamente no Teams. Com o Business Central esse cenário é uma realidade. 


 
  • Melhor atendimento ao cliente
Com uma visão 360º do cliente é possível prestar um atendimento mais personalizado e eficiente. Desde a gestão de encomendas até ao acompanhamento de preferências e histórico de interações, tudo está acessível numa única plataforma integrada com as ferramentas que a usa equipa já usa diariamente e conhece bem, como o Outlook e Teams.
 
  • Automatização e simplificação de processos
O Business Central permite automatizar tarefas repetitivas e padronizar fluxos de trabalho, o que liberta tempo e recursos para atividades de maior valor estratégico. A gestão de inventário, stocks, compras, vendas e contabilidade torna-se mais simples e eficaz.
 
  • Segurança e conformidade
O Business Central corre na infraestrutura segura da Microsoft Azure, oferece funcionalidades de segurança avançadas - como autenticação multifator, encriptação e deteção contínua de ameaças - atualizações automáticas e conformidade com normas como o RGPD, garantindo que a sua empresa está protegida e em conformidade com a legislação em vigor. 


O Microsoft Dynamics 365 Business Central é mais do que um ERP, é uma plataforma estratégica que permite às PMEs modernizar-se, ganhar agilidade e preparar-se para o futuro.

Se está à procura de uma solução que acompanhe a evolução do seu negócio, entre em contacto com a Hydra iT.
 

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