Um servidor é um computador equipado com processadores, bancos de memória, portas de comunicação e, por vezes, um sistema para armazenamento de dados como hard disks internos ou memórias SSD, dedicado a executar aplicações e serviços dentro de uma rede LAN ou WAN.

Os servidores podem fornecer várias funcionalidades, tais como a partilha de dados ou de recursos do sistema entre vários clientes, ou computação desempenho para um cliente. Um único servidor pode servir vários clientes, e um único cliente pode usar vários servidores.

 

Servidores para redes locais

Apresentados fisicamente em gabinetes, os servidores de rede utilizam softwares para gerir redes locais corporativas. Estes sistemas permitem, entre outras coisas, executar aplicações corporativas, nomeadamente, banco de dados, backup ou controlar o acesso às informações, atribuindo acessos restritos a cada utilizador.

 

Servidores de serviços via internet

Os computadores que prestam serviços via internet são, geralmente, instalados em infraestruturas de TI como datacenters e prestam serviços como o alojamento de sites, distribuição de emails e outros serviços. O hardware que compõe cada servidor é definido de acordo com cada projeto.

 

Tipos de Servidores

Apesar da diversidade de servidores existentes, aqui estão os mais conhecidos:

  • Servidor de arquivos: armazena arquivos de diversos utilizadores.

  • Servidor de imagens: banco de dados, especializado em armazenar imagens digitais.

  • Servidor web: como o nome indica, é o responsável pelo armazenamento de páginas de um determinado site.

  • Servidor de e-mail: responsável pelo armazenamento, envio e receção de mensagens de correio eletrônico.

  • Servidor webmail: para criar emails na web.

  • Servidor de banco de dados: possui informações contidas num determinado banco de dados.

  • Servidor DNS: responsáveis pela conversão de endereços de sites em endereços IP e vice-versa.

  • Servidor FTP: dá acesso a um disco rígido ou servidor, ou seja, armazena arquivos para que os utilizadores tenham acesso a eles através da internet.

  • Servidor de sistema operacional: permite partilhar o sistema operacional de uma máquina com outras, interligadas na mesma rede, sem que essas tenham um sistema operacional instalado ou um HD próprio.

 

As necessidades de informação nas empresas propõem alguns desafios ao nível de TI, obrigando a que cada vez mais exista preocupação com a performance, disponibilidade e escalabilidade da Infraestrutura. Desta forma, estabelecemos parcerias com os principais fabricantes que apresentam as melhores soluções de armazenamento no mercado.

Serviços Hydra iT

Os seus servidores são o coração da sua infraestrutura de TI. Sempre que um servidor pára, o mesmo acontece com o seu negócio. Portanto, deve ter uma instalação e configuração adequadas com todos os serviços necessários configurados, protegidos e otimizados. Estas definições e configurações podem custar à sua empresa perdas de tempo e dinheiro. Os nossos serviços relacionados com servidores começam aqui.

A Hydra iT, com a sua equipa técnica e com parceiros reconhecidos internacionalmente, disponibiliza serviços de instalação e gestão de data centers à medida da necessidade de cada empresa. Efetua serviços de gestão de servidores locais, virtuais, em cloud e com ambientes híbridos. Estes trabalhos podem ser realizados isoladamente ou integrados com a infraestrutura de rede e comunicações da empresa, com soluções de segurança, licenciamento ou outras componentes de hardware, na perspetiva global de funcionamento e disponibilização dos sistemas de informação.

Previamente, envolvendo os principais players de mercado de soluções de servidores e data centres, a Hydra iT elabora um estudo de avaliação dos requisitos presentes e futuros da empresa e, de acordo com o investimento previsto, propõe as soluções mais adequadas a cada empresa e realidade de negócio.

A importância dos serviços de suporte aos servidores de boa qualidade para o sucesso de qualquer empresa ou organização nunca pode ser subestimada. Assegurar o suporte para os servidores de alta qualidade, gestão de servidores e segurança de servidores deve ser a sua primeira prioridade, pois os seus servidores são a espinha dorsal do seu negócio. A gestão profissional de servidores e o serviço de suporte aos servidores aumentam diretamente o seu nível de produtividade.

Com um bom serviço de suporte aos servidores, todos os problemas podem ser corrigidos assim que eles ocorrerem. Uma boa gestão de servidores com serviços de suporte monitoriza constantemente o estado e o funcionamento de um servidor, o que ajuda na deteção de problemas antes mesmo de eles ocorrerem. Por outras palavras, os problemas do seu servidor podem ser previstos.

Principais serviços efetuados pela Hydra iT relacionados com servidores e data centres:

  • Avaliação de requisitos técnicos e funcionais
  • Dimensionamento e arquitetura da solução (equipamentos e licenciamento) e enquadramento com todas as componentes de infraestruturas da empresa
  • Instalação e configuração
  • Migração de aplicações, informação e conecções com outros sistemas e periféricos
  • Serviços de Suporte.