Gestão da Qualidade

Garanta o controlo de qualidade dos seus produtos

A solução de Gestão do Sistema de Qualidade (Quality Process Certification) é um complemento adicional Microsoft Dynamics NAV, que implementa um conjunto de funcionalidades para a gestão da Qualidade e processos internos da organização.

O módulo de gestão de qualidade, permite implementar um conjunto importante de componentes de um sistema de qualidade, conforme caraterizado pela norma ISO 9001.

Esta solução, completamente integrada no sistema Microsoft Dynamics 365 NAV, fornece mecanismos para avaliar a eficiência dos processos e produtos, assegura a uniformização e conformidade dos procedimentos, e aumenta a eficácia na identificação e solução de não conformidades, proporcionando melhorias contínuas nos produtos, serviços e processos de cada empresa.

Principais funcionalidades:

 

Gestão da Qualidade

 

  • Auditorias internas e auditorias de Qualidade a fornecedores
  • Certificados de Qualidade
  • Planos de Amostragem e gestão de amostras
  • Gestão de não Conformidades
  • Ações Corretivas/Preventivas
  • Gestão de Equipamentos e Inspeção periódica para produtos em armazém
  • Gestão de reclamações de Clientes
  • Definição e controlo de inspeção no processo produtivo
  • Definição e controlo de inspeção no processo de expedição
Controlo de qualidade de produtos

É através dos “boletins de inspeção” que se realiza o controlo de qualidade e inspeção de um produto e do seu lote.

Com o NAVQUAL é possível manter um conjunto de dados mestre de planeamento de qualidade e de regras, de forma a desencadear automaticamente a emissão destes pontos de controlo.

Emissão de boletins de inspeção

Os “boletins de inspeção” identificam a origem e os procedimentos de inspeção, além de permitir registar os resultados, as não conformidades, decidir a utilização (ou não) do objeto de controlo e criar uma ação corretiva.

Integração

O documento pode ser integrado com os movimentos de receção e envio de produtos. Caso o produto tenha uma gestão com prazos de validade, é possível o controlar, periodicamente, a sua qualidade. Durante este processo de inspeção, se os lotes forem relevantes para movimentos de inventário, é possível restringir a sua movimentação.

Pontos de controlo na produção

Através das ordens de produção é possível gerar documentos de acordo com intervalos de controlo regulares, baseados no tempo, quantidade, etc.

Um ponto de controlo é definido como um boletim de inspeção, associado ao evento e operação da ordem de produção.

No caso de existir produção de lotes, com este componente, é possível fracionar o lote original de modo a criar novos lotes de diferentes classes de qualidade, após a sua avaliação, sendo que estes lotes apenas serão considerados numa futura saída de produção, uma vez que não existe integração com a movimentação de inventário.

Avaliação de fornecedores

Permite avaliar o desempenho e monitorizar continuamente a evolução de um fornecedor, através de várias informações, nomeadamente, a variação de preços, a qualidade do produto ou serviço prestado, entre outras. Esta avaliação permite às empresas melhorar a competitividade, optando por fornecedores mais adequados.

Gestão de amostras

Este componente suporta os processos de extração, identificação e catalogação de amostras físicas, sendo possível documentar os resultados obtidos e avaliar a viabilidade do produto.

Gestão de reclamações

Permite criar documentos para gravar e processar diversos problemas, entre eles, problemas decorrentes de produtos ou serviços não conformes, por exemplo. Estes documentos podem auxiliar na resolução de problemas internos ou externos, nomeadamente, reclamações registadas por clientes, não conformidades de produto e problemas internos decorrentes de auditorias.

Serviços Hydra iT

IMPLEMENTAÇÃO GESTÃO DA QUALIDADE

Os serviços de implementação de projetos da solução de Gestão da Qualidade seguem uma metodologia ágil e eficaz, direcionada a resultados e à satisfação dos nossos Clientes, com as seguintes etapas:

  • Consultoria tecnológica: análise inicial de requisitos e descrição do projeto. A equipa de consultores da Hydra iT são experientes na implementação de projetos, conhecendo a realidade de cada negócio específica de cada setor de atividade.
  • Gestão de Projeto: é requisitos base de daca projeto ter o gestor de projeto da Equipa da Hydra iT e o gestor de projeto da equipa do Cliente, garantindo a fácil comunicação entre as equipas. É da responsabilidade do gestor de projeto da Hydra iT:
    • A realização do plano de projeto (cronograma) e o acompanhamento da sua execução.
    • O cumprimento dos prazos e do orçamento estabelecidos.
  • Implementação: configuração da solução e customização de funcionalidades. É também nesta fase que são configurados os utilizadores e os níveis de permissões e acesso na solução. Nesta fase do projeto é também, quando incluído no projeto, implementado o Portal do Colaborador.
  • Formação: atividade chave para o sucesso dos projetos implementados Pela Hydra iT. A formação é realizada no Cliente com os utilizadores chave direcionada a cada área da solução. É também efetuada formação para a equipa que vai ser responsável pela administração do sistema.
  • Acompanhamento ao arranque: após a conclusão da formação é agendada a data de arranque de funcionamento da solução. Neste momento, os consultores da Hdyra iT realizam ações presenciais de acompanhamento no posto de trabalho a todos os utilizadores, nos primeiros dias de operação da solução de forma a potenciar a adoção do sistema e a dar a confiança máxima aos utilizadores em todas as tarefas que devem desempenhar.
  • Suporte da solução: após conclusão do projeto, a Hydra iT garante a continuidade do suporte e apoio aos utilizadores através da realização de um contrato de suporte em formato de bolsa de horas. A equipa de suporte da Hydra iT garante as manutenções: preventiva, evolutiva e corretiva da solução. Os Clientes com contrato de suporte têm acesso ao Portal do Cliente onde podem abrir novos pedidos de suporte, interagir com a equipa da Hydra iT e consultar o estado de cada pedido.
FORMAÇÃO APLICACIONAL

A formação é considerada pela Hydra iT a atividade chave para o sucesso dos projetos implementados. A Hydra iT desenvolve ações de formação que podem ser incluídas no âmbito de cada projeto de implementação ou lecionadas isoladamente. As ações de formação dirigidas para uma solução específica ou para um módulo ou área aplicacional de uma solução pode ser efetuadas em dois formatos distintos:

  • Workshops de formação com plano standard de tópicos para introdução a novas soluções ou reforço de competências. Habitualmente, este tipo de formações incluem uma apresentação concetual e teórica dos temas e uma componente prática com recurso à solução do próprio Cliente e são realizadas nas instalações da Hydra iT em Braga ou em Lisboa.
  • Ações de formação dimensionadas de acordo com necessidades específicas de uma empresa. Preencha o nosso Questionário de Formação e apresentamos um plano de intervenção à medidas das suas necessidades. Normalmente, estas ações de formação são realizadas nas instalações do Cliente.

As ações de formação realizadas pela Hydra iT podem incluir:

  • Material de apoio e disponibilização dos suportes documentais utilizados na formação
  • Utilização do ambiente ou solução de cada Cliente em momentos de formação prática
  • Certificados de presença para os participantes
  • Gravação de vídeo de formação e disponibilização aos participantes.
SUPORTE

Para Clientes atuais ou empresas que utilizem a solução Gestão da Qualidade, a Equipa de Suporte da Hydra iT dispõe dos seguintes serviços:

  • Serviços de help desk: apoio funcional ou técnico e esclarecimento de dúvidas por telefone e e-mail a todos os utilizadores das aplicações com perfis de administração.
  • Manutenção Preventiva: as ações desencadeadas com vista a manter as aplicações em ótimas condições de desempenho, bem como, disponibilização de novas releases e funcionalidades desenvolvidas pela HYDRA IT que tragam valor acrescentado às aplicações ou que decorram de imperativos legais.
  • Manutenção corretiva: a eliminação de todos os problemas e mau funcionamento das aplicações decorrentes de fatores externos às mesmas que obriguem a intervenção, quer para corrigir dados, quer para repor o seu funcionamento. A correção de defeitos no software fornecido respeita os prazos legais de garantia.
  • Manutenção evolutiva: contempla os seguintes serviços:
    • Desenvolvimento de novas funcionalidades requeridas pelo Cliente
    • Formação a utilizadores
    • Serviços de análise e consultoria sobre os processos de negócio suportados nas aplicações com o objetivo de obter maiores índices de eficiência e eficácia.