Col.Bi

As empresas lidam diariamente com vários sistemas de gestão, desde softwares de faturação, contabilidade, vendas, ERP’s, entre outros. Esses dados são disponibilizados de modo a fornecer informações simples e centralizadas a todos os colaboradores da organização.

Durante estes processos de gestão integrada, os dados podem ser perdidos ou alterados e, consequentemente, os relatórios gerados com esses erros podem levar a problemas internos como, por exemplo, decisões tomadas com base nas respetivas informações (erradas), e externos, como multas fiscais.

Poderoso software analítico para Auditoria e Conformidade com navegação e exploração de dados num ambiente intuitivo e de muito fácil utilização

Col.bi - Collaborative Business Intelligence and Audit é uma poderosa ferramenta de análise de informação comercial e financeira, de elevada escalabilidade e performance, para auditoria digital e conformidade fiscal. O produto analisa milhões de transações, originadas pelos sistemas de gestão das organizações, através de tecnologia de Big Data, com o objetivo de controlo de risco, integridade e garantia da qualidade de informação reportada.

Este software de auditoria digital e deteção de fraude permite analisar todos os dados constantes nos ficheiros SAF-T, assim como a identificar problemas que poderão ser alvo de inspeção pela Autoridade Tributária e Aduaneira Portuguesa. O Col.bi serve, assim, um conjunto de setores, desde a regulação financeira governamental às consultoras, passando pela indústria, distribuição e serviços, e pode ser utilizado para Análise de Dados, Suporte à Decisão, Auditoria e Inferência de Fraude.

Esquema Saft
Esquema Funcionalidades

Principais Características:

Col.bi
  • Verificação de ficheiro SAF-T Integrado ou Parcial
  • Verificação de consistência de integridade e materialidade do ficheiro SAF-T
  • Análise de dados de Vendas e Financeiros da empresa
  • Testes de consistência lógica e substantiva das estruturas contidas no ficheiro SAF-T
  • Dados acedidos e manuseados “dentro de portas”
  • Verificação de consistência de integridade e materialidade do ficheiro SAF-T
  • Análise de dados de Vendas e Financeiros da empresa
  • Testes de consistência lógica e substantiva das estruturas contidas no ficheiro SAF-T
  • Exploração gráfica de dados e informação da empresa
  • Possibilidade de desenvolvimento de novas funcionalidades e análises

Como pode esta ferramenta ser usada?

Como ferramenta de gestão

Todas as informações de vendas sobre produtos, clientes, cotas de mercado e muito mais, podem ser avaliadas pelos recursos de navegação do Colbi.

Numa auditoria interna

Com o Colbi pode verificar se os procedimentos contabilísticos estão a ser mantidos corretamente e cruzar as informações dos documentos de vendas para a contabilidade, certificando-se de que toda a integração entre módulos ou sistemas está a ser feita. Inconsistências podem ser imediatamente detetadas na plataforma.

Para realizar alguma diligência necessária

O Col.bi permite verificar informações como o número de clientes com vendas reais (não apenas os que estão registrados no ERP), os principais clientes, as classificações de clientes com base em informações externas, vendas de produtos, cruzar vendas e contabilidade.

Para ajudar a avaliar o risco de um fornecedor

Com base nas classificações dos clientes, podemos realizar uma auditoria simples no nosso cliente, observando a qualidade das suas contas.

Para se certificar de que as informações foram publicadas corretamente

Para reduzir os chamados "falsos positivos", as regras de qualidade de dados do Col.bi produzem uma lista para que a empresa possa ver quais as informações que não estão corretas ou não são compatíveis. Os recursos de "drill down" do Col.bi permitem que o utilizador passe do possível erro até sua origem, um conjunto de transações ou uma única transação em milhões de registos.

Numa auditoria externa

Com o Col.bi pode obter relatórios financeiros, como lucros e perdas, e um balanço patrimonial. Podemos usar a plataforma para obter balanços e extratos detalhados de contas, sem qualquer conhecimento do ERP de origem e com informações muito mais confiáveis (a informação é aquela que foi publicada à autoridade fiscal).

Para garantir o cumprimento e auditar os procedimentos ERP

As informações das empresas podem ser confrontadas com outros subsistemas que uma instituição detenha para os fins propostos, por exemplo, na autoridade tributária, o Col.bi pode ser usado para cruzar as informações apresentadas no relatório de IVA de vendas para as informações apresentadas pelo padrão do arquivo de auditoria.

Serviços Hydra iT

IMPLEMENTAÇÃO COLBI

Os serviços de implementação de projetos da solução ColBi seguem uma metodologia ágil e eficaz, direcionada a resultados e à satisfação dos nossos Clientes, com as seguintes etapas:

  • Consultoria tecnológica: apoio na utilização da solução e interpretação dos resultados obtidos. Saiba mais em serviços de Consultoria Tecnológica.
  • Implementação: configuração da solução e dos utilizadores com níveis de permissões e acesso.
  • Formação: atividade chave para o sucesso dos projetos implementados Pela Hydra iT. A formação é realizada no Cliente com os utilizadores chave da solução. É também efetuada formação para a equipa que vai ser responsável pela administração do sistema.
  • Suporte da solução: após conclusão do projeto, a Hydra iT garante a continuidade do suporte e apoio aos utilizadores através da realização de um contrato de suporte em formato de bolsa de horas. A equipa de suporte da Hydra iT garante as manutenções: preventiva, evolutiva e corretiva da solução. Os Clientes com contrato de suporte têm acesso ao Portal do Cliente onde podem abrir novos pedidos de suporte, interagir com a equipa da Hydra iT e consultar o estado de cada pedido. Saiba mais em serviços de Suporte.
CONSULTORIA TECNOLÓGICA

A equipa de consultores Hydra iT com conhecimentos profundos na área financeira, nomeadamente sobre o ficheiro SAFT, desenvolvem os seguintes serviços no âmbito de implementação de um projeto ColBi:

  • Apoio na interpretação dos resultados
  • Recomendações de correções, sugestões e melhorias.
FORMAÇÃO APLICACIONAL

A formação é considerada pela Hydra iT a atividade chave para o sucesso dos projetos implementados. A Hydra iT desenvolve ações de formação que podem ser incluídas no âmbito de cada projeto de implementação ou lecionadas isoladamente. As ações de formação dirigidas para uma solução específica ou para um módulo ou área aplicacional de uma solução pode ser efetuadas em dois formatos distintos:

  • Workshops de formação com plano standard de tópicos para introdução a novas soluções ou reforço de competências. Habitualmente, este tipo de formações incluem uma apresentação concetual e teórica dos temas e uma componente prática com recurso à solução do próprio Cliente e são realizadas nas instalações da Hydra iT em Braga ou em Lisboa.
  • Ações de formação dimensionadas de acordo com necessidades específicas de uma empresa. Preencha o nosso Questionário de Formação e apresentamos um plano de intervenção à medidas das suas necessidades. Normalmente, estas ações de formação são realizadas nas instalações do Cliente.

As ações de formação realizadas pela Hydra iT podem incluir:

  • Material de apoio e disponibilização dos suportes documentais utilizados na formação
  • Utilização do ambiente ou solução de cada Cliente em momentos de formação prática
  • Certificados de presença para os participantes
  • Gravação de vídeo de formação e disponibilização aos participantes.
SUPORTE

Para Clientes atuais ou empresas que utilizem a solução ColBi, a Equipa de Suporte da Hydra iT dispõe dos seguintes serviços:

  • Serviços de help desk: apoio funcional ou técnico e esclarecimento de dúvidas por telefone e e-mail a todos os utilizadores das aplicações com perfis de administração.
  • Manutenção Preventiva: as ações desencadeadas com vista a manter as aplicações em ótimas condições de desempenho, bem como, disponibilização de novas releases e funcionalidades desenvolvidas pela HYDRA IT que tragam valor acrescentado às aplicações ou que decorram de imperativos legais.
  • Manutenção corretiva: a eliminação de todos os problemas e mau funcionamento das aplicações decorrentes de fatores externos às mesmas que obriguem a intervenção, quer para corrigir dados, quer para repor o seu funcionamento. A correção de defeitos no software fornecido respeita os prazos legais de garantia.
  • Manutenção evolutiva: contempla os seguintes serviços:
    • Desenvolvimento de novas funcionalidades requeridas pelo Cliente
    • Formação a utilizadores
    • Serviços de análise e consultoria sobre os processos de negócio suportados nas aplicações com o objetivo de obter maiores índices de eficiência e eficácia.