Col.Bi

As empresas lidam diariamente com vários sistemas de gestão, desde softwares de faturação, contabilidade, vendas, ERP’s, entre outros. Esses dados são disponibilizados de modo a fornecer informações simples e centralizadas a todos os colaboradores da organização.

Durante estes processos de gestão integrada, os dados podem ser perdidos ou alterados e, consequentemente, os relatórios gerados com esses erros podem levar a problemas internos como, por exemplo, decisões tomadas com base nas respetivas informações (erradas), e externos, como multas fiscais.

Poderoso software analítico para Auditoria e Conformidade com navegação e exploração de dados num ambiente intuitivo e de muito fácil utilização

Col.bi - Collaborative Business Intelligence and Audit é uma poderosa ferramenta de análise de informação comercial e financeira, de elevada escalabilidade e performance, para auditoria digital e conformidade fiscal. O produto analisa milhões de transações, originadas pelos sistemas de gestão das organizações, através de tecnologia de Big Data, com o objetivo de controlo de risco, integridade e garantia da qualidade de informação reportada.

Este software de auditoria digital e deteção de fraude permite analisar todos os dados constantes nos ficheiros SAF-T, assim como a identificar problemas que poderão ser alvo de inspeção pela Autoridade Tributária e Aduaneira Portuguesa. O Col.bi serve, assim, um conjunto de setores, desde a regulação financeira governamental às consultoras, passando pela indústria, distribuição e serviços, e pode ser utilizado para Análise de Dados, Suporte à Decisão, Auditoria e Inferência de Fraude.

Esquema Saft
Esquema Funcionalidades

Principais Características:

Col.bi
  • Verificação de ficheiro SAF-T Integrado ou Parcial
  • Verificação de consistência de integridade e materialidade do ficheiro SAF-T
  • Análise de dados de Vendas e Financeiros da empresa
  • Testes de consistência lógica e substantiva das estruturas contidas no ficheiro SAF-T
  • Dados acedidos e manuseados “dentro de portas”
  • Verificação de consistência de integridade e materialidade do ficheiro SAF-T
  • Análise de dados de Vendas e Financeiros da empresa
  • Testes de consistência lógica e substantiva das estruturas contidas no ficheiro SAF-T
  • Exploração gráfica de dados e informação da empresa
  • Possibilidade de desenvolvimento de novas funcionalidades e análises

Como pode esta ferramenta ser usada?

Como ferramenta de gestão

Todas as informações de vendas sobre produtos, clientes, cotas de mercado e muito mais, podem ser avaliadas pelos recursos de navegação do Colbi.

Numa auditoria interna

Com o Colbi pode verificar se os procedimentos contabilísticos estão a ser mantidos corretamente e cruzar as informações dos documentos de vendas para a contabilidade, certificando-se de que toda a integração entre módulos ou sistemas está a ser feita. Inconsistências podem ser imediatamente detetadas na plataforma.

Para realizar alguma diligência necessária

O Col.bi permite verificar informações como o número de clientes com vendas reais (não apenas os que estão registrados no ERP), os principais clientes, as classificações de clientes com base em informações externas, vendas de produtos, cruzar vendas e contabilidade.

Para ajudar a avaliar o risco de um fornecedor

Com base nas classificações dos clientes, podemos realizar uma auditoria simples no nosso cliente, observando a qualidade das suas contas.

Para se certificar de que as informações foram publicadas corretamente

Para reduzir os chamados "falsos positivos", as regras de qualidade de dados do Col.bi produzem uma lista para que a empresa possa ver quais as informações que não estão corretas ou não são compatíveis. Os recursos de "drill down" do Col.bi permitem que o utilizador passe do possível erro até sua origem, um conjunto de transações ou uma única transação em milhões de registos.

Numa auditoria externa

Com o Col.bi pode obter relatórios financeiros, como lucros e perdas, e um balanço patrimonial. Podemos usar a plataforma para obter balanços e extratos detalhados de contas, sem qualquer conhecimento do ERP de origem e com informações muito mais confiáveis (a informação é aquela que foi publicada à autoridade fiscal).

Para garantir o cumprimento e auditar os procedimentos ERP

As informações das empresas podem ser confrontadas com outros subsistemas que uma instituição detenha para os fins propostos, por exemplo, na autoridade tributária, o Col.bi pode ser usado para cruzar as informações apresentadas no relatório de IVA de vendas para as informações apresentadas pelo padrão do arquivo de auditoria.