Dynamics 365 Business Central

Microsoft Dynamics 365 Business Central

Dynamics 365 Business Central é o ERP (Enterprise Resource Planning) powered by Microsoft. Um complexo software de gestão empresarial que agrega e controla vários processos de um negócio.

Uma das principais características de um ERP é administrar as diversas áreas de atividade de uma empresa num único software, facilitando o acesso e a partilha de informação entre os vários departamentos como gestão de projetos, serviços técnicos, contabilidade, tesouraria, comercial e vendas, gestão de materiais, gestão de contratos, recursos humanos e ativos.

Sistema totalmente integrado: finanças, vendas, serviços, operações e logística

 

Solução de gestão empresarial completa, que se adapta às necessidades específicas das organizações, independentemente da sua dimensão. Com possibilidade de implementação local ou em Cloud, pode escolher o modelo mais adequado ao seu negócio.

Com Dynamics 365 Business Central e Office 365 a empresa partilha o panorama geral da sua atividade, integrando emails, calendários e ficheiros, juntamente com seus dados e relatórios do software de gestão do negócio

 

Business Central - Principais Funcionalidades

Business Central - Ícone

Gestão Financeira e Contabilidade

Conecte dados da contabilidade, vendas, compras, stock e interações com clientes. Visão completa em tempo real, com gráficos de desempenho financeiro integrados com painéis do Power BI

Business Central - Ícone

Logística e Gestão de Stock

Melhore a gestão de inventário e realize convenientemente o processamento logístico das encomendas

Gestão do Cliente

Gestão do Cliente

Acompanhe todas as interações com Leads e Clientes. Obtenha orientação sobre as melhores oportunidades em todo o ciclo de vendas

Business Central - Ícone

Gestão de Projetos

Tome decisões com confiança. Planeie e dirija os projetos com suporte para orçamentação, faturação e gestão de recursos

Business Central - Ícone

Gestão de Recursos Humanos

Melhore as capacidades da sua força de trabalho

Business Central - Ícone

Gestão e Controlo Operacional

Use as previsões de vendas e as interrupções de stock esperadas para gerar automaticamente planos de produção e criar ordens de compra

Gestão dos Dados Pessoais

Gestão dos Dados Pessoais

Proteja os seus dados e garanta a conformidade com o Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD)

Componentes Adicionais

Serviços Hydra iT

IMPLEMENTAÇÃO GLOBAL ERP

Os serviços de implementação de projetos da solução Microsoft Dynamics 365 Business Central online ou on premise seguem uma metodologia ágil e eficaz, direcionada a resultados e à satisfação dos nossos Clientes, com as seguintes etapas:

  • Consultoria tecnológica: análise inicial de requisitos e descrição do projeto. A equipa de consultores da Hydra iT são experientes na implementação de projetos, conhecendo a realidade de cada negócio específica de cada setor de atividade. Saiba mais em serviços de Consultoria Tecnológica.
  • Gestão de Projeto: é requisitos base de daca projeto ter o gestor de projeto da Equipa da Hydra iT e o gestor de projeto da equipa do Cliente, garantindo a fácil comunicação entre as equipas. É da responsabilidade do gestor de projeto da Hydra iT:
    • A realização do plano de projeto (cronograma) e o acompanhamento da sua execução.
    • O cumprimento dos prazos e do orçamento estabelecidos.
  • Implementação: configuração da solução e customização de funcionalidades. É também nesta fase que são configurados os utilizadores e os níveis de permissões e acesso na solução.
  • Desenvolvimento de Integrações: nesta fase, são desenvolvidos web services ou implementados conectores Microsoft com o objetivo de sincronizar informação da solução Dynamics 365 BC com outros sistemas e plataformas, nomeadamente, EDI com clientes ou fornecedores, web sites, portais de negócio, sistemas específicos do negócio, equipamentos periféricos como por exemplo balanças ou relógios de ponto, etc. Saiba mais em Serviços de Integrações.
  • Migração de dados: carregamento de dados na nova solução. Podes ser incluída no âmbito do projeto apenas a criação dos dados base (plano de contas, clientes, listas de produtos e preços, etc.) ou podemos ainda incluir a migração do histórico de informação que exista na empresa.
  • Formação: atividade chave para o sucesso dos projetos implementados Pela Hydra iT. A formação é realizada no Cliente com os utilizadores chave direcionada a cada área da solução. É também efetuada formação para a equipa que vai ser responsável pela administração do sistema.
  • Acompanhamento ao arranque: após a conclusão da formação é agendada a data de arranque de funcionamento da solução. Neste momento, os consultores da Hdyra iT realizam ações presenciais de acompanhamento no posto de trabalho a todos os utilizadores, nos primeiros dias de operação da solução de forma a potenciar a adoção do sistema e a dar a confiança máxima aos utilizadores em todas as tarefas que devem desempenhar.
  • Suporte da solução: após conclusão do projeto, a Hydra iT garante a continuidade do suporte e apoio aos utilizadores através da realização de um contrato de suporte em formato de bolsa de horas. A equipa de suporte da Hydra iT garante as manutenções: preventiva, evolutiva e corretiva da solução. Os Clientes com contrato de suporte têm acesso ao Portal do Cliente onde podem abrir novos pedidos de suporte, interagir com a equipa da Hydra iT e consultar o estado de cada pedido. Saiba mais em serviços de Suporte.
ATUALIZAÇÃO DE VERSÕES/MIGRAÇÃO

No que diz respeito aos sistemas de gestão ERP, nomeadamente on premise (instalação no local com licenciamento perpétuo), as empresas optam por tirar partido da implementação ao longo do tempo, beneficiando da garantia e suporte que a Microsoft oferece para todas as versões para vários anos.

O momento em que cada empresa vai atualizar a sua solução de gestão ERP Microsoft é muitas vezes aproveitado para reimplementar a solução ou, pelo menos, para adaptar as suas funcionalidades a novos processos ou para desenvolver novos requisitos de negócio. Desta forma, a Hydra iT oferece às empresas que já utilizam as soluções de gestão Microsoft: Dynamics NAV, NAV 2015 ou anterior os seus serviços de atualização de versões ou migração de soluções que podem incluir a transição das soluções on premise para a Cloud.

Quando o Cliente pretende reimplementar a sua solução de negócio, a metodologia desenvolvida pela Hydra iT é semelhante à implementação global de soluções, com as fases e atividades de: Consultoria tecnológica, Gestão de Projeto, Implementação, Desenvolvimento de Integrações, Migração de dados, Formação, Acompanhamento ao arranque e Suporte da solução. Saiba mais em serviços de Implementação Global de ERP.

Quando o Cliente pretende efetuar a transição da sua solução dos seus servidores locais para a Cloud, a Hydra iT acrescenta valor efetuando este trabalho com o mínimo de impacto na operação da empresa e potenciando todos os benefícios associados, nomeadamente ao nível da segurança, acessibilidade e disponibilidade da solução.

Quando o Cliente pretende atualizar a solução sem alterações de processos ou sem novas áreas de implementação, a Hydra iT realiza os seguintes serviços:

  • Comparação de específicos: identificação pormenorizada das funcionalidades e módulos específicos da solução em funcionamento.
  • Implementação de específicos na nova versão: tarefas de configuração e desenvolvimento na solução. Inclui criação de utilizadores e atribuição de políticas de acesso e permissões.
  • Desenvolvimento de Relatórios: quando necessário, é efetuado um levantamento dos relatórios, documentos e análises utilizadas pela empresa de forma a replicar a mesma informação e formatos na nova solução.
  • Desenvolvimento de Integrações: nesta fase, quando existe uma evolução tecnológica significativa, são desenvolvidos web services ou implementados conectores Microsoft com o objetivo de sincronizar informação da solução Dynamics 365 BC com outros sistemas e plataformas, nomeadamente, EDI com clientes ou fornecedores, web sites, portais de negócio, sistemas específicos do negócio, equipamentos periféricos como por exemplo balanças ou relógios de ponto, etc. Saiba mais em Serviços de Integrações.
  • Migração de dados: carregamento de dados na nova solução. Podes ser incluída no âmbito do projeto apenas a criação dos dados base (plano de contas, clientes, listas de produtos e preços, etc.) ou podemos ainda incluir a migração do histórico de informação que exista na empresa.
  • Testes de validação e aprovação: a todos os níveis e para todos os processos são realizados teste em equipa com os utilizadores da solução de forma a garantir o funcionamento exato da solução. A Hydra iT possui um check list global de testes a realizar e para ser aprovado pelos utilizadores da solução
  • Formação e exploração de novas funcionalidades: atividades chave para o sucesso dos projetos implementados Pela Hydra iT. A formação é realizada no Cliente com os utilizadores chave direcionada a cada área da solução e direcionada para as principais diferenças entre versões e apresentação das novas funcionalidades.
  • Acompanhamento ao arranque: após a conclusão da formação é agendada a data de arranque de funcionamento da solução. Neste momento, os consultores da Hdyra iT realizam ações presenciais de acompanhamento no posto de trabalho a todos os utilizadores, nos primeiros dias de operação da solução de forma a potenciar a adoção do sistema e a dar a confiança máxima aos utilizadores em todas as tarefas que devem desempenhar.
  • Suporte da solução: após conclusão do projeto, a Hydra iT garante a continuidade do suporte e apoio aos utilizadores através da realização de um contrato de suporte em formato de bolsa de horas. A equipa de suporte da Hydra iT garante as manutenções: preventiva, evolutiva e corretiva da solução. Os Clientes com contrato de suporte têm acesso ao Portal do Cliente onde podem abrir novos pedidos de suporte, interagir com a equipa da Hydra iT e consultar o estado de cada pedido. Saiba mais em serviços de Suporte.
IMPLEMENTAÇÃO DE FUNCIONALIDADES

Para Clientes que já utilizam a solução Microsoft Dynamics 365 BC ou versões anteriores deste ERP da Microsoft, a Hydra iT oferece serviços de desenvolvimento ou implementação de novas funcionalidades ou módulos. Estes serviços podem ser complementados com os nossos serviços de Consultoria de forma a otimizar a utilização do sistema na empresa e a eleger a melhor abordagem para as novas necessidades que vão surgindo de acordo com a evolução natural dos negócios.

CONSULTORIA TECNOLÓGICA

A equipa de consultores Hydra iT certificados pela Microsoft, com conhecimentos profundos nas várias áreas de negócio e experiência comprovada pelos nossos Clientes, desenvolvem os seguintes serviços no âmbito de implementação de um projeto global ou isoladamente:

  • Análise de requisitos e processos atuais de uma empresa com vista à sua estruturação ou mesmo remodelação e otimização. Estes serviços envolvem a análise da tecnologia que a empresa possui e dos processos de negócios que são suportados e os que não são. A partir daí, ajudam a identificar ganhos rápidos para a sua organização, agregando valor máximo com o mínimo de esforço.
  • Serviços de otimização particularmente relevantes quando a adoção do seu sistema atual é baixa ou quando não é mais capaz de responder às necessidades do seu negócio. Fornecidos pelos nossos consultores especialistas, altamente experientes na geração de valor adicional de um sistema de gestão, os serviços de otimização consistem em atividades focadas, como workshops de formação, atualizações de funcionalidades e novos recursos de geração de relatórios
  • Elaboração de cadernos de encargos para seleção de soluções
  • Recomendação de melhorias técnicas e funcionais e novos projetos de implementação
  • Arquitetura de soluções de gestão
  • Avaliação do estado atual e definição de roadmap tecnológico para os sistemas de informação de uma empresa ou organização
  • Avaliação do estado de compliance da solução com requisitos gerais de segurança e proteção de dados
  • Apoio na seleção de novas soluções de negócio ou complementares
  • Apoio na otimização da utilização dos sistemas de informação.
FORMAÇÃO APLICACIONAL

A formação é considerada pela Hydra iT a atividade chave para o sucesso dos projetos implementados. A Hydra iT desenvolve ações de formação que podem ser incluídas no âmbito de cada projeto de implementação ou lecionadas isoladamente. As ações de formação dirigidas para uma solução específica ou para um módulo ou área aplicacional de uma solução podem ser efetuadas em dois formatos distintos:

  • Workshops de formação com plano standard de tópicos para introdução a novas soluções ou reforço de competências. Habitualmente, este tipo de formações incluem uma apresentação concetual e teórica dos temas e uma componente prática com recurso à solução do próprio Cliente e são realizadas nas instalações da Hydra iT em Braga ou em Lisboa.
  • Ações de formação dimensionadas de acordo com necessidades específicas de uma empresa. Preencha o nosso Questionário de Formação e apresentamos um plano de intervenção à medidas das suas necessidades. Normalmente, estas ações de formação são realizadas nas instalações do Cliente.

 

As ações de formação realizadas pela Hydra iT podem incluir:

  • Material de apoio e disponibilização dos suportes documentais utilizados na formação
  • Utilização do ambiente ou solução de cada Cliente em momentos de formação prática
  • Certificados de presença para os participantes
  • Gravação de vídeo de formação e disponibilização aos participantes.
DESENVOLVIMENTO DE INTEGRAÇÕES

Com o objetivo de criar sincronismos de informação com sistemas externos, a Hydra iT desenvolve serviços de integração com recurso a APIs ou conectores disponibilizados pela Microsoft ou ainda com a criação de web services.

As integrações podem fazer parte do âmbito de um projeto de implementação ou podem ser desenvolvidas isoladamente em projetos já implementados.

A equipa da Hydra iT tem experiências e competências para responder aos principais desafios relacionados com integrações tecnológicas, nomeadamente com:

  • Entre as várias soluções Microsoft: Dynamics 365 Business Central, Dynamics 365 Customer Engagement, Office 365, Sharepoint, Power BI, entre outras.
  • Plataformas Web: sites institucionais, apps, portais de negócio
  • Soluções específicas de negócio: sistemas CAD, de orçamentação, etc.
  • Outras soluções de negócio
  • Equipamentos de recolha de dados em ambientes de produção
  • Equipamentos periféricos como balanças e relógios de ponto
  • Sistemas de POS (point of sales) para lojas ou cadeias de lojas.
SUPORTE

Para Clientes atuais ou empresas que utilizem soluções Microsoft, a Equipa de Suporte da Hydra iT dispõe dos seguintes serviços:

  • Serviços de help desk: apoio funcional ou técnico e esclarecimento de dúvidas por telefone e e-mail a todos os utilizadores das aplicações com perfis de administração.
  • Manutenção Preventiva: as ações desencadeadas com vista a manter as aplicações em ótimas condições de desempenho, bem como, disponibilização de novas releases e funcionalidades desenvolvidas pela HYDRA IT que tragam valor acrescentado às aplicações ou que decorram de imperativos legais.
  • Manutenção corretiva: a eliminação de todos os problemas e mau funcionamento das aplicações decorrentes de fatores externos às mesmas que obriguem a intervenção, quer para corrigir dados, quer para repor o seu funcionamento. A correção de defeitos no software fornecido respeita os prazos legais de garantia.
  • Manutenção evolutiva: contempla os seguintes serviços:
    • Desenvolvimento de novas funcionalidades requeridas pelo Cliente
    • Formação a utilizadores
    • Serviços de análise e consultoria sobre os processos de negócio suportados nas aplicações com o objetivo de obter maiores índices de eficiência e eficácia.

Ainda não está convencido de que esta é a melhor solução para o seu negócio?

5 motivos para investir no Microsoft Dynamics 365 Business Central:

#1 – Controlo global do negócio

A principal vantagem de um software ERP é a capacidade de visão global do negócio. O Dynamics 365 Business Central é uma solução capaz de apoiar a evolução dos negócios num único sistema onde é possível gerir os principais processos e, deste modo, otimizar os recursos ao eliminar processos manuais (naturalmente propensos a erros humanos), a melhorar o fluxo da informação e também a aumentar da produtividade.

A centralização da informação num único sistema permite que o Business Central seja utilizado por todos os departamentos de uma empresa, conectando as principais funções dentro de uma organização, o que ajuda a simplificar os processos globais de gestão. Por ser um software tão completo, a adoção de um ERP como o Dynamics 365 Business Central traduz-se também numa redução de custos para as empresas, uma vez que as despesas relacionadas com formação de utilizadores, suporte, infraestruturas, manutenção e licenciamento diminuem consideravelmente.

 

#2 – Flexível e personalizável

A capacidade de personalização e adaptação do sistema à estrutura e necessidades específicas de cada organização, e com a possibilidade de escalar a operação conforme o crescimento é, sem dúvida, uma das principais vantagens que destacamos no Business Central.

As operações específicas de cada setor de atividade podem ser personalizadas. O Dynamics 365 Business Central pode ser enriquecido com recursos específicos para certas áreas de negócio, nomeadamente em termos de logística, indústria ou retalho.

O sistema adapta-se ao crescimento e à evolução da empresa e é altamente flexível. As empresas podem aumentar a potencialidade do ERP com soluções transversais para setores especializados, como de Energias e Utilities e de Construção Civil - Engenharia e Gestão de Projetos, que visam responder a necessidades específicas dessas áreas de negócio. Também podem ser acrescentados módulos de gestão complementares, como o software de auditoria digital e deteção de fraude, uma ferramenta para captar e armazenar documentos eletrónicos ou uma solução que realiza a assinatura digital de documentos. Por ser multi-idioma e multi-moeda, Microsoft Dynamics 365 Business Central também ajuda as pequenas, médias e grandes empresas em todo o mundo a gerir as suas contas sem barreiras.

 

#3 – Informação integrada

O ERP é também uma ferramenta estratégica, que simplifica a tarefa do gestor na tomada de decisão. Ao dispor de uma informação totalmente integrada, os administradores têm rapidamente acesso a tudo o que precisam, aumentando a eficiência e libertando tempo para outras áreas. Mas mais do que isso, permite simplificar processos e conectar toda a empresa num único sistema: não apenas oferece aos executivos e outros utilizadores uma plataforma ideal para operar seus negócios, mas também fornece uma visão profunda do negócio para ajudar a orientar operações e iniciativas estratégicas por via de relatórios e análises avançadas.

O ERP Dynamics 365 Business Central tem uma interface semelhante às restantes soluções Microsoft, que os utilizadores facilmente reconhecem e que estão habituados a trabalhar, e integra com as outras aplicações como o Office 365, SharePoint, Microsoft Teams, OneDrive, Power BI, entre outros. Esta total integração permite às empresas facilmente partilharem o panorama geral da sua atividade, integrando e-mails, calendários e outros ficheiros, juntamente com os dados e relatórios do software de gestão empresarial.

 

# 4 – Seguro e em conformidade com o RGPD

A adoção de um sistema de gestão ERP garante mais segurança nos dados. No Dynamics 365 Business Central a gestão de perfis de acesso e de utilizadores o acesso à informação é estabelecido de acordo o utilizador, através da senha de segurança pessoal e a visualização dos menus é definida durante a implementação. Deste modo, a integração da informação evita extravios e fraudes, da mesma forma que garante que toda a informação depositada permanece segura.

Na matéria de proteção de dados, o Business Central possui um Centro de Perfil de Segurança e Administração, para configuração das permissões com um conjunto de funcionalidades que protegem os dados e que correspondem aos requisitos do novo quadro legal do Regulamento Geral da Proteção de Dados (RGPD). Permite, por exemplo: classificar dados quanto à sua sensibilidade; localizar e exportar dados de um sujeito de dados, conforme a sua classificação; ter acesso ao registo de logs de tarefas de manipulação de dados e configuração de auditorias a tabelas; e o acesso ao registo de sujeitos de dados como bloqueados devido a privacidade, garantindo deste modo a compliance com o RGPD.

 

# 5 – Otimização dos processos e maior produtividade

Um ERP como o Dynamics 365 Business Central é um grande aliado das empresas para a otimização da produtividade, uma vez que os processos passam a estar organizados e as operações são automatizadas. A melhoria e o aumento da produtividade impactam diretamente na redução do prazo de entrega de produtos e serviços, aumentando a satisfação do cliente.

O Business Central tem também um papel fundamental na redução de custos, por evitar o desperdício de matérias-primas e outros materiais, além de diminuir gastos com mão de obra, erros, falhas e trabalhos, assim como também ajuda a reduzir gastos de operação. Deste modo, uma empresa que implemente este software de gestão verá as suas operações diárias e o seu planeamento, a longo prazo, mais rápidos e facilitados, pois todos os processos estão seguros, padronizados e sincronizados.

 

Faça o seu negócio crescer hoje mesmo