Portais Empresariais: toda a informação importante centralizada e num único sítio

Os portais corporativos são aplicações similares aos sites, porém mais complexas, uma vez que possuem funcionalidades de gestão e organização, assim como informações institucionais. As potencialidades dos portais empresariais são muito amplas, uma vez que podem ser desenvolvidos à medida das necessidades especificas das organizações.

A grande vantagem de um portal empresarial é a centralização do acesso a conteúdos da instituição, pois funcionam como ponto comum entre os utilizadores onde estão disponibilizadas as informações armazenadas, proporcionando eficiência e vantagem competitiva.

Portais bem projetados e cujas funcionalidades estão assentes na realidade dos seus utilizadores facilitam o acesso à informação, possibilitam a oferta de informações corretas, no momento certo, no formato ideal e para o público que necessita.

Com funcionalidades assentes na realidade das organizações, os portais empresariais são uma poderosa ferramenta para qualquer negócio. Neste artigo explicamos o impacto dos portais corporativos na estratégia das empresas.

 

Intranet

Os portais internos (intranet) são para uso exclusivo do público interno de uma organização. São recorrentemente utilizados como uma ferramenta de comunicação interna, que permite uma grande agilidade documental e operacional entre gestores e colaboradores.
Nos portais de intranet é possível, por exemplo, todos os colaboradores de uma empresa terem acesso às suas informações pessoais, nomeadamente, dados pessoais, consulta de informação de remunerações, registo de pedidos de formação, marcação de férias e ausências, registo de despesas ou o registo de avaliação de desempenho.

Extranet

Os portais externos (extranet) são direcionados para elementos externos à organização, tais como clientes, prospects ou parceiros. Estes portais podem ser especialmente úteis em determinadas ações, uma vez que permitem melhorar e aproximar os utilizadores numa ferramenta centralizadora. Podem ser utilizados como estratégia de apoio às ações comerciais, marketing, suporte ou apoio ao cliente.

 

Quais as vantagens de implementar um Portal Corporativo?

  • Melhorar a comunicação empresarial
  • Incentivar o aumento da produtividade e redução de custos
  • Integrar pessoas que estão geograficamente distribuídas
  • Melhorar o processo de tomada de decisão
  • Criar um ambiente único de acesso a informações
  • Criar bases de conhecimento
  • Melhorar a gestão do relacionamento com clientes
  • Aumentar o grau de satisfação dos colaboradores, clientes e/ou parceiros
  • Coletar e manter informações sobre a concorrência e novos players no mercado
  • Melhorar o processo de capacitação dos colaboradores através de eLearning

 

Gestão de Conhecimento - Portais Empresariais

Gestão de Conhecimento

Através do uso de portais corporativos avançados, criamos repositórios únicos de informações e conhecimento

Acesso Interno e Externo - Portais Empresariais

Acesso Interno e Externo

A distribuição de informação para diversos públicos pode ser feita de forma seletiva, tanto interna como externa

"Comparando a nossa solução anterior com o Microsoft Dynamics NAV, é óbvio que tudo era mais complexo e que tínhamos de trabalhar mais para ultrapassar as limitações do sistema. Conseguimos um solução perfeitamente adaptada às necessidades da nossa organização e do nosso negócio, que está aqui para nos servir e nos ajudar a ser mais competitivos."

Rubis Gás Logo

Rubis Gás

Ricardo Moreira - Diretor SI

"Decidimos implementar uma solução de CRM com a perspectiva de, um dia mais tarde, essa ser a ferramenta para gerir todo o negócio da Sociedade Ponto Verde. Dentro de um ano deveremos ter toda a migração feita para o Microsoft Dynamics CRM. A integração com o Dynamics NAV permite automatizar e tornar mais eficiente o ciclo de compra."

Sociedade Ponto Verde Logo

Sociedade Ponto Verde

Luís Martins - Diretor Geral

"A actividade da construção é muito complexa em termos de controlo e eficiência, não é uma actividade com variáveis conhecidas e como tal razoavelmente controladas. Achamos também que as empresas de construção na sua maioria concentra-se na actividade de produzir secundarizando o controlo e respectiva gestão baseada nesses mesmo indicadores. Como tal consideramos primordial que uma empresa de construção tenha o devido apoio das melhores e mais desenvolvidas ferramentas de gestão devidamente integradas proporcionando todos os inputs necessários a melhor e mais atempada decisão."

Lucios Logo

Lucios

A Hydra desde a primeira sempre foi o principal fornecedor de soluções de IT para o Grupo TLCI. A confiança que temos na Hydra permite-nos continuar a pensar que a Hydra continuará a ser o parceiro de excelência em soluções de IT nos próximos anos"
TLCI Logo

TLCI

Eng. António Lima - Diretor SI
“A Hydra apresenta soluções á medida das nossas necessidades, adaptando as soluções aos nossos problemas. Não vemos a Hydra como um fornecedor, mas sim como a extensão da nossa equipa TI.”
Têxteis Penedo Logo

Têxteis Penedo

António Fernandes - Diretor Informático
"Com este novo sistema, conseguimos ter a informação mais centralizada, no antigo sistema precisávamos de fazer uma determinada análise da informação. Primeiro verificar se já existiam Reports adequados para extrair a informação, mesmo se já existissem tínhamos sempre que esperar pelo dia seguinte para podermos extrair a informação. Quando implementamos o Navision, em paralelo implementamos o Power Bi, uma ferramenta de report e Business Intelligence, que está completamente interligado com o Navision que nos permite tirar informação em tempo real com muita mais qualidade e rapidez".
Phonehouse Logo

PhoneHouse

Eng. António Lima - Diretor Geral
"Desde o controlo de fornecedores, pagamentos, tempos de entrega, conseguimos ter um controlo também dos consumos de matérias primas em cada um dos produtos acabados e isso permite-nos custear com um rigor muito aproximado da realidade o valor de cada um dos produtos e obviamente dar preços adequados àquilo que é a realidade dos mercados e àquilo que são as nossas necessidades em termos de funcionamento da empresa"
Hydracooling Logo

Hydracooling

Abílio Silva - Administrador