Microsoft revela estudo e novas funcionalidades para a Educação

Microsoft revela estudo e novas funcionalidades para a Educação

Microsoft apresenta novas funcionalidades no Microsoft Teams que respondem às necessidades referidas por professores, educadores e alunos

 

Neste último ano, os professores recorreram à ajuda da tecnologia na aprendizagem remota e híbrida. Para continuar a apoiar professores e alunos a criar um ambiente de aprendizagem holístico e elevar a Educação, a Microsoft apresenta novas funcionalidades no Microsoft Teams que respondem às necessidades referidas por professores, educadores e alunos.

De acordo com um estudo recente YouGov Teacher, comissionado pela Microsoft, 83% dos professores sente que a aprendizagem não está limitada por uma hora e local específicos, 71% dos professores sente que a tecnologia ajudou a capacitá-los em formas que melhoram o ensino e as suas capacidades e 82% dos professores considera que o último ano acelerou o ritmo no qual a tecnologia impulsionou a inovação no ensino e na aprendizagem.

 

Durante o último ano, os professores desbravaram a tecnologia de forma inovadora para manter os alunos envolvidos e potenciar uma aprendizagem ativa. A tecnologia é crítica para proporcionar aos alunos, no contexto da aula, um desenvolvimento holístico das várias experiências que devem integrar o ensino híbrido, quer seja presencial ou à distância. Na Microsoft, iremos continuar diariamente a apoiar a comunidade educativa, a procurar integrar o ensino e a aprendizagem num mundo global em rápido desenvolvimento e a enriquecer experiências de ensino

Sandra Martinho, Diretora da área de Educação e Filantropia da Microsoft Portugal

 

Novas funcionalidades no Microsoft Teams para o envolvimento dos alunos na sala de aula

As novas funcionalidades em Teams foram desenvolvidas com base do feedback recolhido de especialistas em Educação, professores e alunos e estarão disponíveis gratuitamente antes do próximo ano letivo:

  • Tarefas em grupo: os professores poderão organizar os alunos em grupos para que trabalhem juntos na criação e colaboração de determinada tarefa, permitindo experienciar o trabalho em equipa.
  • Utilizar as suas aplicações preferidas em Tarefas: os professores sabem que há aplicações que conseguem envolver e inspirar os alunos numa aprendizagem mais profunda. Assim, poderão agora atribuir tarefas a partir de uma variedade de aplicações externas diretamente no Microsoft Teams, economizando tempo e aumentando a criatividade dos alunos.
  • Integrações do Calendário: as novas integrações do Calendário permitem que os alunos vejam quando têm as aulas e devem concluir as tarefas nos seus calendários do Microsoft Teams e Outlook. Dessa forma, os alunos podem ver todas as informações importantes – onde precisam de estar e o que devem fazer para continuar a aprender – num único lugar.
  • Atualizações de Sistemas de Gestão de Aprendizagem: para ajudar a economizar tempo aos professores e criar uma experiência contínua, a Microsoft está a trabalhar com os principais fornecedores de sistemas de gestão de aprendizagem, como Instructure e Blackboard, para aprofundar e melhorar as integrações com o Microsoft Teams e OneDrive. Além disso, está a colaborar com parceiros para trazer os seus próprios recursos exclusivos para o Teams.

 

Apoio ao bem-estar dos alunos

O bem-estar emocional é a chave para o sucesso dos alunos e o estudo YouGov Teacher demonstra que as abordagens neste sentido têm elevada procura, mas baixa oferta. No estudo YouGov, concluímos que 81% dos professores consideram muito importante confirmar com regularidade como se estão a sentir os alunos. A tecnologia pode desempenhar um papel importante ao ajudar os professores a conectar-se e compreender melhor os seus alunos, bem como facilitar o desenvolvimento de competências socio emocionais dos mesmos. Estas duas novas funcionalidades são projetadas exatamente neste sentido:

  • Reflect, uma aplicação gratuita do Microsoft Teams, fornece uma forma para os professores realizarem “check-ins” regulares com alunos ou turmas, ajudando os professores a identificar melhor as necessidades de cada aluno.
  • Funcionalidades incorporadas no OneNote e no Teams, como crachás de elogio e pacotes de adesivos, podem também ajudar os alunos e professores a sentirem-se mais conectados e promover o crescimento de relacionamentos eficazes.

 

Salas de aula mais seguras

Para apoiar a segurança dos alunos em espaços digitais e físicos, introduzimos um Chat Supervisionado no Teams. Disponível no final de maio, este recurso permitirá que educadores designados iniciem chats com os alunos, evitando que os mesmos iniciem novos chats, a menos que um educador apropriado esteja presente. Os alunos poderão, assim, participar em discussões seguras e monitoradas de forma adequada pelos funcionários da escola.

 

Tornar a aprendizagem mais cativante e divertida: a integração do Minecraft no Teams

Os professores sabem que experiências imersivas aprofundam a aprendizagem e estão sempre a procurar formas diferentes de manter os alunos ativamente envolvidos. E os recursos que têm componentes lúdicas aumentam a compreensão das matérias por parte dos alunos. Destas foma a Microsoft disponibilizou a integração do Minecraft Education Edition no Teams.

Também o Reading Progress é um novo recurso disponível gratuitamente no Microsoft Teams para a Educação e foi projetado para personalizar a aprendizagem e aumentar o sucesso dos alunos, quer estejam a aprender um novo idioma ou os professores estejam a tentar melhorar a leitura dos estudantes. O Reading Progress permite aos estudantes praticar as suas competências num ambiente seguro e centrado no estudante e nesta fase inicial estará disponível em inglês.

 

Para mais informações contacte-nos >>

 

Fontes: Microsoft

Microsoft Educação