Incentivo fiscal à implementação do SAF-T com benefícios para as Empresas

Incentivo fiscal à implementação do SAF-T com benefícios para as Empresas 1

Empresas portuguesas podem beneficiar de uma majoração base de 120% para assegurar a implementação correta do ficheiro SAF-T da contabilidade

 

De acordo com a lei aprovada do Orçamento do Estado para 2021, as empresas poderão beneficiar de uma majoração base de 120% das despesas incorridas com a aquisição de bens e serviços necessários para assegurar a implementação correta do ficheiro SAF-T da contabilidade, que passa a ter de ser reportado anualmente para a Autoridade Tributária, a partir do exercício de 2021.

O incentivo é apenas aplicável para despesas incorridas em 2021 e obriga a que a implementação esteja completa e adequadamente concluída até 31 de dezembro de 2021, pelo que será importante que a implementação inicie o mais cedo possível no ano de 2021, até para que os processos de closing mensal não sejam afetados com ajustes a terem que ser efetuados no final do ano.

Por outro lado, será fundamental assegurar que a informação contabilística a reportar retratando toda a vida da Empresa, não possui erros ou incongruências que muitas vezes são desconhecidos e que podem representar elevados riscos financeiro-fiscais para a Empresa.

Como referido neste artigo sobre os Benefícios fiscais para empresas com Código QR nas faturas e SAF-T, o benefício fiscal nos gastos com a implementação do SAF-T da contabilidade e a colocação dos códigos QR e do ATCUD nas faturas pode ser usufruído por micro e PME, sendo o benefício maior quanto mais cedo estas adaptações forem concretizadas.

A medida prevê majorações na dedução dos gastos incorridos pelas empresas no processo de adaptação e implementação das obrigações que decorrem da submissão do ficheiro SAF-T, relativo à contabilidade, e da aposição em todas as faturas do Código QR e ATCUD.

 

A Hydra IT tem uma equipa especializada no tema e dispõe do Col.Bi a plataforma de conformidade fiscal e auditoria digital que é utilizada por diversos Reguladores e Autoridades Tributárias.

Desta forma, asseguramos, de forma antecipada, 100% da conformidade de toda a informação contida no seu ficheiro SAF-T de contabilidade, efetuando um diagnóstico completo a todos os registos da Empresa, sejam eles manuais ou automáticos, e efetuando um drill-down até à causa-raiz do problema para sua respetiva remediação, reduzindo assim tempo e recursos no processo de implementação e correção do ficheiro SAF-T de contabilidade.

Contacte-nos para mais detalhes. Teremos o prazer de ajudar-vos no processo!