Programa ADAPTAR: Incentivos à Adaptação das Empresas ao Contexto COVID-19

Programa ADAPTAR: Incentivos à Adaptação das Empresas ao Contexto COVID-19 1

Hydra iT fornece apoio tecnológico transversal para micro, pequenas e médias empresas, da domiciliação de aplicações e softwares elegível no Programa ADAPTAR

 

O impacto da pandemia COVID-19 na vida das pessoas e na forma das organizações operarem é notável um pouco por todo o mundo.
A Transformação Digital nunca foi tão urgente e necessária como agora. As empresas foram forçadas a alterar os seus processos e modelos de negócio. De forma a combater os efeitos da “maior emergência global de saúde pública”, o Governo anunciou o Programa ADAPTAR, um sistema de incentivos à segurança das empresas no contexto da COVID-19.

O Programa Adaptar foi criado com objetivo de apoiar as empresas no esforço de adaptação e de investimento nos seus estabelecimentos, ajustando os métodos de organização do trabalho e de relacionamento com clientes e fornecedores às novas condições de contexto da pandemia da doença COVID-19.

Este sistema de incentivo visa diminuir os custos acrescidos para o rápido restabelecimento das condições de reabertura e funcionamento das empresas, segundo as novas normas de higiene e segurança. Desta forma, vai permitir minorar os custos acrescidos para o restabelecimento rápido das condições de funcionamento das empresas.

 

Quais as entidades que podem concorrer ao Programa ADAPTAR?

Pode candidatar-se ao programa qualquer entidade que, independentemente da sua forma jurídica, exerça uma atividade económica, através da oferta em concorrência de bens ou serviços no mercado, sendo, nomeadamente, consideradas como tais as entidades que exercem uma atividade artesanal ou outras atividades a título individual ou familiar e as sociedades de pessoas ou as associações que exercem regularmente uma atividade económica. O programa abrange as entidades de todo o território do continente e tem uma dotação global de 100 milhões de euros (50 milhões para cada uma das medidas).

O incentivo divide-se em 2 medidas com despesas elegíveis distintas por tipologia de beneficiário:

  • Adaptar Microempresas
  • Adaptar PME

O apoio do programa Adaptar Microempresas contempla despesas entre €500 e €5.000 para a adaptação da atividade da empresa ao contexto COVID-19 para as Microempresas, enquanto que no programa Adaptar PME é necessário apresentar uma despesa elegível mínima de 5 mil euros e no máximo até 40 mil euros e uma de taxa de financiamento de 50% (incentivo não reembolsável).

 

Quais as despesas abrangidas no Programa ADAPTAR?

Neste apoio estão abrangidas as despesas inerentes à aquisição de equipamentos de proteção individual para colaboradores e clientes, nomeadamente máscaras, luvas ou viseiras. Além disso, o apoio compreende ainda a aquisição e instalação de equipamentos de higienização, a contratação de serviços de desinfeção das instalações e a aquisição e instalação de dispositivos de pagamento automático.

Os custos associados à domiciliação de aplicações, adesão a plataformas eletrónicas ou subscrição de aplicações “Software as a Service” (SAAS) também estão incluídos no apoio do Programa ADAPTAR, nomeadamente:

  • Sistemas de gestão ERP
  • Softwares de gestão comercial e CRM
  • Soluções de gestão empresarial integrado com comércio eletrónico (e-commerce)
  • Softwares de contabilidade e auditoria do SAF-T
  • Subscrição de licenças de ferramentas de produtividade e modern workplace
  • Sistemas de backup e ciber segurança

 

Na Hydra estamos disponíveis para informar, ajudar e apoiar em todas as situações associadas à domiciliação de aplicações e softwares, que possam ser aplicáveis à vossa empresa. Contacte-nos!

 

Saiba mais sobre o programa ADAPTAR:

DRE - Decreto-Lei n.º 20-G/2020 (link)
IAPMEI – Perguntas frequentes ADAPTAR PME (link)
IAPMEI – COVID-19 Medidas de Apoio às Empresas (link)
Portugal 2020 (Link)