8 dicas para se manter seguro em teletrabalho

8 dicas para se manter seguro em teletrabalho 1

Em teletrabalho? Proteja os seus negócios, grandes ou pequenos

 

O novo coronavírus mudou os hábitos de milhões de pessoas em todo o mundo, incluindo o lugar a partir de onde trabalham.

Contudo, apesar desta situação, não convém esquecer a cibersegurança – os cuidados com os dados e dispositivos devem ser os mesmos que teria no local de trabalho.

A segurança é um problema para todas as empresas, principalmente para as de pequeno e médio porte que, normalmente, não possuem recursos para manter os dados e sistemas em segurança.

Felizmente, há medidas que podem ser tomadas, sem custos de implementação, mas que melhoram significativamente a segurança da sua organização.

 

  1. Verifique se está o software está atualizado

O software mais recente será mais rápido, mais seguro e mais rico em recursos do que as versões anteriores. Manter a empresa segura não é tarefa fácil, mas manter-se atualizado com os mais recentes recursos e correções de segurança para vulnerabilidades é uma parte fundamental da proteção:

  • Confirme se há atualizações - a maioria dos softwares oferece essa opção;
  • Ative o recurso de atualização automática do seu software, se disponível.
  • Se encontrar um bug ou falha, comunique ao responsável de segurança.

As atualizações ajudam a resolver problemas de segurança e a manter os seus dados seguros, podendo adicionar também novas funcionalidades ao seu equipamento ou remover funcionalidades obsoletas.

 

  1. Use as ferramentas tecnológicas da sua empresa

Normalmente, as empresas têm ferramentas que o mantêm protegido quando trabalha a partir de casa, como por exemplo firewall ou proteção antivírus, juntamente com outras proteções como VPN ou autenticação de dois fatores.

 

  1. Ative a autenticação multifator

A verificação multifator dificulta o acesso à sua conta, exigindo outro tipo de verificação além da senha, geralmente em tempo real. Essa verificação adicional pode ser:

  • Introduzir um código aleatório enviado por SMS
  • Um cartão (físico ou virtual)
  • Biometria (por exemplo, reconhecimento facial ou impressão digital)

 

  1. Não clique em links em e-mails suspeitos

Os ciber criminosos estão a aproveitar o surto de coronavírus para enviar emails falsos com links fraudulentos, chamados e-mails de "phishing" - e-mails fraudulentos que parecem vir de uma fonte legítima. Nunca clique num link ou anexo de um email suspeito. Aqui estão alguns sinais de alerta a serem observados nos e-mails de phishing:

  • Alertas ou ameaças falsas, como dizer que sua conta será encerrada se você não responder;
  • Palavras com erros ortográficos e gramática incorreta;
  • Fingir ser de um site ou empresa conhecida;
  • Solicitações para clicar em links ou anexos.

 

  1. Não instale aplicações nos quais não confia

Os hackers podem roubar senhas, informações pessoais e financeiras ou até bloquear o acesso ao computador através de malware instalado no seu computador, sem o seu conhecimento.

Como referido acima, o ideal é utilizar sempre as ferramentas da empresa. Contudo, se precisar de instalar novas aplicações lembre-se do seguinte:

  • Verifique o site para ajudar a determinar se é legítimo;
  • Preste atenção aos avisos do seu sistema operacional ou programa antivírus.
  • Confie em seu instinto - se algo parece bom demais para ser verdade, desconfie.

 

  1. Mantenha a VPN ligada

Uma VPN pode ajudar a proteger os dados que envia e recebe quando trabalha a partir de casa. Dessa forma, mantém a ligação entre empresas e colaboradores segura, encriptando os dados e pesquisando os equipamentos em busca de software malicioso como vírus ou ransomware.

As VPN ajudam a proteger e impedem que vejam o que fez online durante o dia de trabalho. Isto pode incluir enviar ou receber informação financeira, documentos estratégicos e dados dos consumidores. Uma VPN protege essa informação de criminosos e da concorrência.

 

  1. Tenha um plano de backup - na nuvem e / ou fora do local

A perda de dados geralmente é uma questão de "quando", e não "se". Um plano de backup sólido pode fazer com que tudo volte a funcionar rapidamente:

  • Faça backup dos seus arquivos mais importantes na nuvem;
  • Escolha um serviço que identifica ciberataques;
  • Serviços de backup gratuitos raramente são adequados para os negócios, pois não há suporte se algo correr mal e os arquivos forem excluídos acidentalmente.

 

  1. Eduque a sua organização

A melhor defesa contra muitas ameaças online é educar os colaboradores sobre as práticas recomendadas de segurança. Um exemplo muito prático e simples é o de usar senhas fortes e exclusivas - muitas violações de dados podem ser rastreadas para senhas padrão ou fracas.

 

O teletrabalho seguro não pode ser apenas uma opção, mas sim um plano de contingência.

Para mais informações ou para esclarecimento de dúvidas contacte-nos através do e-mail infogeral@hydra.pt ou do número de telefone +351 253 200 320.