Como migrar para a nuvem: as dúvidas mais comuns

Como migrar para a nuvem: as dúvidas mais comuns 1

A Migração para a Nuvem é um dos principais temas discutidos atualmente.

 

As dúvidas são muitas: como saber se a empresa está pronta para fazer a migração? como fazer essa migração? quais as vantagens dessa transição?

Neste artigo respondemos a essas perguntas, de forma a ajudá-lo nessa tomada de decisão.

 

Como saber se a sua empresa está pronta para migrar para a nuvem?

Geralmente, uma empresa está pronta para fazer a migração quando se identifica com, pelo menos, uma das seguintes situações:

  • Necessidade de aumentar a segurança: os data centers na nuvem (cloud) obedecem a altos padrões de credibilidade, aumentando a segurança dos dados de uma empresa;
  • Instabilidades no servidor: se a sua empresa está com problemas devido a sistemas sobrecarregados, a migração é indicada, já que a nuvem aumenta a sua capacidade nos momentos de pico;
  • Tecnologia em desuso: apesar de a infraestrutura, por vezes, funcionar bem, torna-se cada vez mais caro manter os serviços em desuso atualizados. O ideal é migrar pelo menos uma parte do sistema para a escalabilidade da cloud;
  • Necessidade de um maior controlo dos processos do Data Center: várias são as empresas com problemas de gestão por ainda utilizarem operações manuais que tornam os processos pouco eficientes. As soluções na nuvem automatizam as tarefas e os processos de gestão, aumentando o desempenho e agilizando a resolução de problemas.

 

Por onde devo começar?

Uma dúvida comum às empresas que decidem fazer a migração é como começar e quais os passos a seguir nesta transformação. Nós ajudamos:

  1. Planear: deve delinear etapas e estipular prazos e objetivos; alguns dos aspetos a considerar são: como será feita a migração? o que será migrado e em que etapa? como validar a eficácia do projeto?
  2. Avaliar os modelos: Cada vez existem mais opções pelo que é importante avaliar os diferentes modelos de cloud e definir o que melhor se adapta à sua empresa.
  3. Escolher um parceiro de confiança: A escolha do parceiro que o ajudará nesta transição é um passo muito importante, uma vez que ele o irá acompanhar em todo o processo e ajudará na tomada de decisões.

 

Que tipo de Nuvem escolher: Pública, Privada ou Híbrida?

A cloud não é igual para todos. Um grande benefício da nuvem é que ela permite configurar a sua implantação da maneira mais adequada para cada organização.

  • Nuvem Pública: Na nuvem pública os recursos pertencem a um provedor de serviço de nuvem, são operados por ele e partilhados com outras organizações que também usam o serviço;
  • Nuvem privada: Numa nuvem privada, os recursos são usados exclusivamente por uma empresa ou organização. As nuvens privadas geralmente são usadas quando há necessidade de uma segurança mais forte ou de maior controlo sobre a infraestrutura.
  • Nuvem híbrida: Uma combinação de nuvem pública e privada, explora os recursos da nuvem pública e os recursos locais existentes na nuvem privada. É feita uma conexão entre os diferentes ambientes para ajudá-lo a usufruir das vantagens que ambos oferecem.

 

Quais as vantagens de migrar para a cloud?

  • Maior agilidade, permitindo fornecer rapidamente recursos nos requisitos do mercado;
  • Redução de custos, através de economias de escala e acesso a modelos de preços baseados em utilizadores;
  • Aumento da flexibilidade, permitindo maior reação às mudanças do dia a dia;
  • Tempo economizado, que permite que as suas equipas concentrem o seu tempo nos projetos, em vez da manutenção da infraestrutura de TI;
  • Aumento da satisfação dos funcionários através da capacidade de trabalhar remotamente;
  • Aumento da produtividade dos funcionários com maior disponibilidade do sistema;
  • Diminuição da carga de trabalho através da racionalização dos processos.

 

Quais são os custos?

Os custos irão variar dependendo do que será migrado, do volume de dados e do que será necessário instalar e/ou configurar, além do modelo de tarifação escolhido (dependendo da frequência com que sua empresa recorrerá aos serviços da nuvem).

 

Apesar de todas as dúvidas, a verdade é que o número de empresas que utilizam a “cloud” continua a crescer – 93% das empresas já utilizam algum serviço na nuvem, de acordo com o relatório Building Trust in a Cloudy Sky, realizado pela Macfee – considerando-a necessária e fundamental para seu ambiente de TI e para o seu negócio devido à agilidade, escalabilidade, efetividade e relação custo-benefício que oferece.

Na Hydra iT ajudamos as empresas neste processo de transição, esclarecendo todas as dúvidas e analisando o que é mais adaptado a cada organização. Também podemos ajudar a sua empresa, entre em contacto.

 

Fontes:

Microsoft