O que significa o 5G para o seu negócio?

O que significa o 5G para o seu negócio? 1

A 5ª geração de internet móvel – 5G - vai oferecer às empresas uma melhoria na produtividade e conectividade

 

A anterior geração da internet móvel moldou a nossa economia digital e gerou transferência de riqueza entre países e dentro de cada país.

Agora, é o 5G que já está a criar alguma agitação em diversas indústrias, associando-se rapidamente a uma nova tecnologia que irá permitir uma navegação mais rápida à internet. No entanto, esta nova geração de comunicação sem fios irá trazer muitas outras novidades para o dia a dia das pessoas e do mundo empresarial.

De acordo com uma investigação da Ericsson - líder mundial no setor de telecomunicação - sobre a influência do 5G na indústria, 78% dos inquiridos acreditam que a tecnologia vai permitir que melhorem a oferta ao consumidor.

Conectividade e integração são palavras-chave que definem a comunicação na era digital. Mas afinal, o que é o 5G e que vantagens poderá oferecer quer ao mundo dos negócios quer no quotidiano?

 

5G - O que é?

5G refere-se à Quinta Geração de internet móvel e representa a futura geração de telecomunicação móvel - depois de décadas de inovações e desenvolvimentos, começa-se agora a dar os últimos passos, seguindo o mesmo padrão de evolução das demais gerações anteriores.

A tecnologia tem evoluído rapidamente nos últimos anos e isto será ainda mais visível com o 5G e com as inovações tecnológicas envolvidas, nomeadamente, aumento considerável na velocidade da internet, maior cobertura, maior autonomia para os dispositivos e maiores recursos, como por exemplo, veículos autónomos, pacemakers, redes elétricas, cadeias de fabrico industriais, etc.

 

Inovação no 5G – Quais as principais novidades?

  • Velocidade– Uma das vantagens mais destacadas do 5G é o aumento da velocidade de ligação à internet. O 5G promete, no mínimo, ligações de internet móvel de 1Gb por segundo;
  • Maior conectividade de dispositivos- O 5G irá permitir a ligação de um maior número de dispositivos numa área mais pequena, aumentando também a cobertura e a estabilidade da ligação;
  • Baixa latência na ligação- Outra das grandes vantagens do 5G é a diminuição da velocidade com que é trocada a informação – como, por exemplo, abrir um site - tornando-a impercetível. Enquanto no 4G o valor estava entre os 40 a 50 ms, com o 5G passará a 1 ms ou menos;
  • Autonomia dos equipamentos– Com o 5G é esperado um menor consumo que poderá aumentar a duração da bateria do equipamento em 10 vezes;
  • Maior capacidade: suporta várias pessoas, aplicações e dispositivos conectados simultaneamente.
  • Flexibilidade: permite vários tipos e combinações de infraestrutura de transmissão de dados.

 

Quais as vantagens que o 5G traz às empresas?

  • Produtividade– As empresas poderão trabalhar mais rapidamente e mais eficientemente, podendo reduzir custos, otimizar processos, antever problemas e aumentar os lucros.
  • Mobilidade– Mais do que atualmente, poderemos aceder aos conteúdos em qualquer local, sem problemas de ligação e com dados comunicados e consultados em tempo real; o trabalho à distância será otimizado, podendo realizar reuniões com realidade aumentada e virtual.
  • Controlo de produção e operação- Será possível integrar mais sensores que transmitem dados praticamente imediatos, permitindo um maior controlo de produção e operação.
  • Realidade virtual / aumentada - O 5G irá aumentar as capacidades da realidade aumentada e virtual, para intensificar a relação com o consumidor nas várias áreas de trabalho e será também possível controlar, por exemplo, equipamentos e veículos à distância.

 

Para quando a sua implementação?

Embora a Comissão Europeia aponte para 2020, as operadoras nacionais já têm realizado testes e algumas marcas de smartphones já começam a lançar dispositivos preparados para esta tecnologia. As primeiras redes 5G devem ficar disponíveis num número limitado de semanas e só daí para a frente é que a cobertura no território nacional vai aumentar.

 

“Ao mesmo tempo que investem em investigação, inovação e adaptação, os países-membros da EU devem também defender o comércio livre e o regime de normas internacionais (…) Além disso, é fundamental garantir a proteção dos dados pessoais dos cidadãos. (…) É necessário que a EU compreenda as implicações que esta corrida à inovação acarreta para a sua segurança.” – Björn Fägersten e Tim Rühlig

 

Entramos numa nova era tecnológica e é essencial estar atento às novas exigências para sobreviver ao mercado em constante transformação.

O 5G está preparado para desempenhar um papel importante para as empresas aperfeiçoarem as suas capacidades de trabalho, permitindo que os funcionários trabalhem de forma mais rápida, eficaz e produtiva onde quer que estejam, sem esquecer a segurança.

 

Fontes:

DN Insider

4G News

South China Morning Post

Primavera BSS