A importância da Auditoria Digital numa empresa

A importância da Auditoria Digital numa empresa

Melhore a sua relação com a Autoridade Tributária

 

As empresas lidam diariamente com vários sistemas de gestão, desde softwares de faturação, contabilidade, vendas, ERP’s, entre outros. Esses dados são disponibilizados de modo a fornecer informações simples e centralizadas a todos os colaboradores da organização.

Durante estes processos de gestão integrada, os dados podem ser perdidos ou alterados e, consequentemente, os relatórios gerados com esses erros podem levar a problemas internos como, por exemplo, decisões tomadas com base nas respetivas informações (erradas), e externos, como multas fiscais.

 

Auditoria Digital – O que é?

A auditoria digital é um procedimento que cruza os dados dos arquivos digitais de determinada empresa em busca de inconsistências. No caso de qualquer informação fora do comum, a auditoria digital permite que a empresa atue de forma a poder antecipar-se a qualquer fiscalização.

 

Auditoria Digital – Como se processa?

A auditoria digital é feita mediante a avaliação dos documentos fiscais (em formato digital) da empresa. Ou seja, são realizados cruzamentos de dados de modo a encontrar quaisquer incongruências. Também são executadas análises estruturais e o resultado surge de maneira a apontar as incoerências e o que deve ser feito para que a situação seja corrigida.

A auditoria digital deverá ser sempre realizada através de softwares especializados, pois só assim é que as empresas conseguem assegurar a integridade dos seus dados.

 

Auditoria Digital – Quais as vantagens?

  • Rapidez – A auditoria digital consegue realizar uma série de análises em pouco tempo, diminuindo o tempo de espera entre a submissão dos documentos fiscais e a análise dos resultados.
  • Credibilidade das informações – O facto de a análise ser automática garante que as informações sejam credíveis dado que estão pouco expostas à possibilidade de erro humano.
  • Garantia de uma situação fiscal regular - A probabilidade de ter problemas com a fiscalização é quase nula com a correta avaliação e atuação, de modo a corrigir as incongruências. Utilizando esta ferramenta, o resultado é de uma situação regular e longe de quaisquer diferenças de valores.

 

Software de Auditoria Digital e Complicance tributário – Vale a pena investir?

O Col.bi permite a validação do ficheiro SAFT PT, quer da faturação quer o da contabilidade, espelhando toda a informação que consta no ficheiro e aplicando regras de compliance tributárias.

O Colbi está também reparado para a validação e análise do ficheiro SAF-T em vigor em Portugal (SAF-T-PT), que poderá ser alvo de inspeção pela Autoridade Tributária. Não só identifica os erros nos ficheiros SAF-T antes da sua submissão como também reconhece as causas dos erros, apresentando uma lista de constatações de auditoria e notas de não-conformidade, para que todos os ficheiros possam ser corrigidos.

Deste modo, com o recurso a este software as empresas podem analisar qualquer tipo de SAF-T de uma forma eficiente e profunda, identificando rapidamente anomalias quanto à estrutura do ficheiro, ao seu conteúdo, integridade de dados, entre outros, aplicando uma diversidade de regras de auditoria e validação para identificação de red flags. É uma verdadeira plataforma de gestão e correção de erros, que garante o compliance fiscal dos SAF-Ts a 100%.

Este software de auditoria digital garante a automatização, precisão dos testes e auditorias internas, assim como a validação da integridade e qualidade dos dados contabilísticos. Tem uma interface intuitiva e ainda permite desenvolver novas funcionalidades e análises. Tudo isto com uma utilização sem limite de utilizadores (para o mesmo NIF).

 

Auditoria Digital em Portugal – Que software escolher?

Que software melhor do que aquele que a própria Autoridade Tributária (AT) utiliza para análise e validação dos ficheiros alvos de inspeção?

O Col.bi - Collaborative Business Intelligence and Audit é a aplicação utilizada pela AT em Portugal, o que permite que as empresas tenham acesso à informação e à validação das regras em fase anterior ao envio do ficheiro SAFT.

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