Trabalhe menos, faça mais com o Microsoft Flow

Microsoft Flow

Crie fluxos de trabalho automatizados entre as suas aplicações e serviços

 

O Microsoft Flow é um serviço com base na cloud que permite criar fluxos de trabalho automatizados entre aplicações e serviços, para sincronizar ficheiros, obter notificações, recolher dados, entre outros.

O Microsoft Flow faz parte de um conjunto de aplicações empresariais Microsoft – as Power Platform – que inclui o PowerApps, o Common Data Service, o Dynamics 365 e o Office 365. Em conjunto, estas plataformas permitem que os utilizadores criem soluções orientadas para as suas respetivas empresas, de acordo com o seu setor de atividade, funções ou até para localizações geográficas específicas. Quando integrados, as Power Platform permitem facilmente analisar, compor e simplificar processos e dados gerados, que resultam numa maior produtividade das equipas e em ganhos para as empresas.

 

O impacto económico das Power Platform nas empresas

De acordo com o estudo da Forrester Total Economic Impact™ (2018), o Microsoft Flow e PowerApps têm vários benefícios, de entre eles as empresas identificaram as três grandes vantagens diretas com a utilização das duas aplicações:

  • 362% Maior Retorno;
  • 70% Custos de Desenvolvimento Reduzido;
  • 15% Maiores Eficiências Processuais Comerciais.

As entrevistas, segundo o estudo, revelaram que os principais resultados do investimento no PowerApps e no Flow incluem:

  • Agilização de processos;
  • Habilitação da transformação de negócios;
  • Poupança dinheiro nos novos desenvolvimentos; e,
  • Eficácia das organizações de TI no que toca às necessidades de negócios.

 

Na prática o Microsoft Flow pode automatizar tudo, desde uma simples notificação à gestão de conteúdo e processos de negócios complexos, com fluxos de etapas detalhadamente definidos. Esta aplicação tem vindo a crescer, quer em popularidade quer em potencialidades, e por isso, neste artigo respondemos às dúvidas mais frequentes das empresas.

 

Quais as funcionalidades do Microsoft Flow?

Com o Microsoft Flow é possível automatizar fluxos de trabalho entre aplicações e serviços, sincronizar ficheiros, receber notificações, recolher dados, entre outros. As empresas podem beneficiar de uma grande automatização de processos que geralmente são recorrentes e realizados dezenas ou centenas de vezes por dia, tais como:

  • Responder instantaneamente a e-mails ou notificações de alta prioridade;
  • Recolher, monitorizar e dar seguimento a novas oportunidades potenciais de vendas;
  • Copiar todos os anexos de e-mail para uma conta do OneDrive para Empresas;
  • Recolher dados sobre a empresa e partilhar essas informações com a sua equipa;
  • Automatizar os fluxos de trabalho de aprovação.

 

O que é necessário para utilizar o Microsoft Flow?

Para utilizar o Microsoft Flow, tudo o que o precisa é de um browser e um endereço de e-mail.

 

A que serviços o Microsoft Flow pode ligar-se? E a que origens de dados?

O Microsoft Flow estabelece ligação a mais de 100 origens de dados de imediato. Alguns exemplos de origens de dados e serviços incluem: SharePoint; Dynamics 365; OneDrive; OneDrive para Empresas; Google Drive; Google Sheets; Trello; Twitter; Facebook; SalesForce.; Mailchimp; APIs de cliente; entre outros.

Pode estabelecer ligação a mais de 100 serviços padrão da Microsoft e de terceiros, como o Office 365, Twitter, SharePoint, OneDrive, Dropbox, SQL Server e muito mais. Também pode ligar-se a serviços premium, tais como o Salesforce e o Common Data Service para PowerApps.

 

Quanto custa o Microsoft Flow?

Neste momento existem três níveis de serviço, um gratuito e dois planos de serviços pagos que custam 5€ ou 13€ (por mês para cada utilizador), estes planos diferenciam-se, por exemplo, pelo número máximo de execuções por mês, frequência máxima do fluxo e Capacidade da Base de Dados do Common Data Service. Mesmo no serviço pago é possível inscrever-se numa versão de avaliação gratuita de 90 dias dos Planos Flow, para que possa testar as funcionalidades completas da aplicação. Consultar a tabela de preços em Portugal.

 

Modelos de produtividade Flow

Para ajudar as empresas a economizarem tempo ao automatizar as tarefas diárias, a Microsoft disponibiliza vários modelos que os utilizadores podem recorrer para implementar os seus fluxos organizacionais. Estes modelos de produtividade podem ser especialmente úteis para as empresas que pretender otimizar os seus processos.

No entanto, se o que procura não está facultado, se sente dificuldades em criar fluxos ou se pretende algo mais personalizado e adaptado às necessidades específicas da sua organização, pode recorrer à ajudar dos parceiros da Microsoft especializados em Power Platforms, como a Hydra iT.

Para mais informações ou esclarecimento de dúvidas, contacte-nos!