Nove mitos sobre mudar para a Cloud

9 mitos sobre mudar para a Cloud

O que as pequenas e médias empresas precisam de saber sobre a mudança para o Microsoft Office 365

 

Mudar um serviço para a cloud pode ser complicado para muitas organizações. Com a quantidade de informações que existem, é difícil perceber exatamente o que a mudança para a nuvem implica.

Para ajudar a esclarecer este assunto, reunimos as principais dúvidas que existem e desmistificamos 9 mitos sobre a mudança para a cloud - um processo muitas vezes necessário e menos complexo do que por vezes as empresas pensam.

 

1. A migração para a nuvem é demasiado complexa

Facto: O Office 365 inclui uma equipa dedicada que irá ajudá-lo durante todo o processo.

Muitas empresas acham a mudança para a nuvem um pouco assustadora, mas quando decidir mudar, a Hydra iT estará pronta a ajudar. Com os melhores consultores, criámos vários caminhos que pode seguir e disponibilizamos formações, informações e sugestões que tornarão a migração para a nuvem muito mais fácil.

 

2. Manter os dados no local é mais seguro

Facto: O Office 365 tem uma segurança dedicada com a qual a maioria dos departamentos de TI não consegue competir.

Os sistemas no local não são necessariamente mais seguros. Aliás, cada vez mais empresas são alvo de hackers, com grande frequência e por vezes sem que o saibam.

A Microsoft utiliza processos como o Security Development Lifecycle (um processo que consiste na inserção de várias atividades e produtos relacionados a segurança na fase de desenvolvimento do software), a limitação de tráfego, assim como a prevenção, deteção e eliminação de falhas a que muitas empresas não conseguem recorrer.

Além disso, a Microsoft mantém-se sempre em conformidade com as leis e regulamentos mais recentes, como, por exemplo, o RGPD (Regulamento Geral Sobre a Proteção de Dados).

 

3. Não existe privacidade na nuvem

Facto: O Office 365 permite uma proteção forte dos seus dados

A empresa continua a ser a única proprietária dos dados, mantendo os direitos, títulos e interesses relativos à informação armazenada.

Do mesmo modo, os únicos elementos responsáveis pela gestão de acessos, configuração de direitos e restrições e gestão do acesso a smartphones são as equipas de TI de cada organização.

 

4. Lidar com a nuvem é complicado

Facto: O Office 365 reduz as preocupações com hardware e atualizações

Quando as empresas mudam para a nuvem, os inconvenientes em termos de manutenção de hardware e atualizações de software terminam.

 

5. A nuvem é a única opção

Facto: As implementações do Office 365 geralmente começam com uma abordagem híbrida

Cada empresa segue um caminho diferente ao mudar para a nuvem, sendo que o tempo necessário para migrar varia.

A Hydra iT ajuda as empresas a moverem os seus conteúdos, como o e-mail (Exchange) ou a sincronização de ficheiros (OneDrive para Empresas), assim como também orienta na identificação do plano mais adequado a longo prazo, para projetos maiores ou mais difíceis.

A sua empresa pode estar tranquila ao saber que a mudança pode ser adaptada às suas necessidades.

 

6. Só funciona online

Facto: Com o Office 365 pode tanto trabalhar online como offline

Depois de se inscrever, pode utilizar as diversas aplicações online e offline: basta armazenar os documentos com o OneDrive para ter acesso aos mesmos e, na próxima vez que se ligar à Internet, todos os documentos que tiver editado offline serão carregados e atualizados automaticamente.

 

7. É o mesmo Skype de sempre

Facto: O Office 365 tem o novo Microsoft Teams - uma aplicação muito mais completa que o Skype

O Teams é uma versão inovadora do Skype, para comunicações de voz e vídeo a nível empresarial. Através do Teams os colaboradores podem partilhar documentos, configurar reuniões online, partilhar e rever o histórico de conversações, entre muitas outras novidades. Saber mais (Link para artigo!)

 

8. O e-mail continua igual

Facto: O Office 365 simplifica o seu e-mail

Depois de mover o seu e-mail empresarial para a nuvem as atualizações e correções de software são feitas automaticamente e o Exchange Online é sempre o primeiro a receber as atualizações.

 

9. As atualizações contínuas afetam negativamente as aplicações importantes para a sua empresa

Facto: O Office 365 não afeta outras aplicações de software

O Office 365 proporciona compatibilidade com as ferramentas que utiliza diariamente, colaborando com os principais fornecedores de software para garantir que as soluções compatíveis com o Office continuam a funcionar com o Office 365.

 

Acabaram-se os mitos sobre a nuvem! Melhore a produtividade e colaboração na sua empresa com o Office 365. Peça já um orçamento.