A Importância dos Portais Corporativos na Estratégia Empresarial

Portais Corpoativos

Portais com funcionalidades assentes na realidade das organizações são uma poderosa ferramenta para qualquer negócio

 

Nos últimos anos têm-se vindo a desenvolver tecnologias de informação com o objetivo de oferecer às organizações ferramentas que permitam o processamento e a difusão de informação, bem como a implementação de processos de trabalho colaborativos.

O portal corporativo tornou-se uma ferramenta essencial para todas as empresas, independentemente do seu tamanho ou do seu setor de atuação.

 

O que é um Portal Corporativo?

Os portais corporativos (também chamados de EIP’s - Enterprise Information Portals) são aplicações visualmente similares aos sites encontrados na Internet, porém, são aplicações mais complexas que possuem funcionalidades de gestão, disponibilização e organização de informações institucionais.

A grande vantagem de um portal empresarial é a centralização do acesso a conteúdos da instituição.

Os portais internos (intranet) são para uso exclusivo do público interno de uma organização. São recorrentemente utilizados como uma ferramenta de comunicação interna, que permite uma grande agilidade documental e operacional entre gestores e colaboradores.

Nos portais de intranet é possível, por exemplo, todos os colaboradores de uma empresa terem acesso às suas informações pessoais, nomeadamente, dados pessoais, consulta de informação de renumerações, registo de pedidos de formação, marcação de férias e ausências, registo de despesas ou o registo de avaliação de desempenho.

Os portais externos (extranet) são direcionados para elementos externos à organização, tais como clientes, prospects ou parceiros. Estes portais podem ser especialmente úteis em determinadas ações, uma vez que permitem melhorar e aproximar os utilizadores numa ferramenta centralizadora. Podem ser utilizados como estratégia de apoio às ações comerciais, marketing, suporte ou apoio ao cliente.

As potencialidades dos portais empresariais são muito amplas, uma vez que podem serem desenvolvidos à medida das necessidades especificas das organizações.

 

Qual a sua importância estratégica nas organizações?

Os portais funcionam como ponto comum entre os utilizadores, onde são disponibilizadas as informações armazenadas pelos colaboradores da empresa, proporcionando eficiência e vantagem competitiva, facilitando o acesso à informação, permitindo elevados ganhos de produtividade, reduções significativas de custos e aumento do grau de satisfação dos colaboradores.

Portais bem projetados e cujas funcionalidades estão assentes na realidade dos seus colaboradores possibilitam a oferta de informações corretas, no momento certo, no formato ideal e para o público que necessita.

Umas das bases de sucesso desta ferramenta é a possibilidade de organização da informação e otimização das tarefas. Uma vez implementados, os portais tornam-se também numa projeção da cultura institucional (objetivos, valores, visão e missão da empresa).

O uso da ferramenta prevê, ainda, a diminuição das dificuldades de acesso às informações, ao proporcionar acesso ao banco de dados único e integrado, cujo conteúdo se encontra acessível a todos. O fluxo constante de informação permite que se conheça as atualizações em tempo real.

O sistema é feito para que todo seu conteúdo esteja disposto de forma estruturada e, por isso, os utilizadores terão acesso ao que lhes interessa, facilitando a partilha de ideias e o trabalho em equipa.

Os usos e as funcionalidades dos portais apresentam-se em diversos formatos, mais especificamente, plataforma de e-mail institucional - ajuda o colaborador a focar-se no ambiente virtual da empresa; colaboração - permite que as ideias, partilhas e feedbacks aconteçam constantemente, direcionados ao respetivo setor; chats e fóruns - proporcionam aos utilizadores  a comunicação unificada, independentemente da distância geográfica; multicanal - as várias aplicações tornam-se acessíveis numa única plataforma, diminuindo o tempo de solicitação e o processo de qualquer informação.

 

Quais as vantagens de implementar um Portal Corporativo?

  • Melhorar a comunicação empresarial;
  • Integrar pessoas que estão geograficamente distribuídas;
  • Melhorar o processo de tomada de decisão;
  • Criar um ambiente único de acesso a informações;
  • Criar bases de conhecimento;
  • Melhorar a gestão do relacionamento com clientes;
  • Coletar e manter informações sobre concorrentes e novos entrantes;
  • Melhorar o processo de capacitação dos colaboradores através de eLearning.

 

Os portais corporativos causam mudanças cada vez mais fundamentais nos processos de gestão e no modo como as empresas funcionam.

Com a vantagem de providenciar um único ponto de contacto para todas as fontes de informação, os portais constituem novos instrumentos de gestão de informação e conhecimento das organizações. Saiba como pode melhorar os processos institucionais da sua organização: marque já uma reunião com os nossos consultores!