A agilidade organizacional é a chave da Transformação Digital

Relatório revela que as empresas portuguesas estão acima da média mundial

 

A OutSystems lançou este mês o relatório anual “The State of Application Development”, cujo objetivo foi identificar o estado do desenvolvimento de aplicações e principais desafios globais da transformação digital para as empresas de tecnologias de informação (TI).

“A agilidade organizacional é mais importante hoje do que nunca”. As organizações estão perante uma revolução tecnológica, que apesar de se fazer sentir de forma mais acentuada em determinados setores de atividade do que em outros, é impossível ignorar.

De acordo com o relatório, a transformação digital tem vindo a dominar a estratégia dos negócios nos últimos anos. As empresas procuram aproveitar novas oportunidades de mercado, conquistar, servir e reter clientes, para impulsionar o crescimento dos negócios e evitar ser ultrapassado pela concorrência – cada vez maior e melhor.

 

51% das empresas portuguesas afirma ter aumentado as suas equipas de desenvolvimento de software,

mais 15% do que a média mundial

O relatório divulga que as empresas portuguesas e europeias mostram um nível de maturidade no campo da transformação digital superior à média global - mais de metade das empresas portuguesas aumentaram as suas equipas de desenvolvimento e estão acima da média na transformação digital.

Das conclusões do relatório, no caso específico português, destaca-se o facto de que, em Portugal, os tempos de desenvolvimento são ligeiramente mais rápidos e a adoção do low-code é de destacar: 63% dos inquiridos referiram ter já aderido a este tipo de tecnologia; no entanto, 15% disse que a sua organização não prevê adotar.

Em suma, para qualquer empresa que se queira tornar mais competitiva no seu mercado, independentemente do setor de atividade onde atua, é essencial que se torne eficiente na análise, leitura e interpretação de dados, e que também seja cada vez mais apta nos processos, assim como mais personalizada na forma como se relaciona com os seus clientes.

Segundo os dados do relatório, podemos concluir que quaisquer que sejam os desafios económicos que estão por vir, a agilidade organizacional é a chave das organizações que pretender manter-se na linha da frente.

 

 

Referência:

 OutSystems (2019): "The State of Application Development, 2019"