ERP ou CRM: Do que precisa a sua empresa?

ERP ou CRM?

ERP ou CRM? Conheça as principais diferenças entre estes softwares de gestão empresarial

 

Uma das dificuldades mais comuns das empresas é identificar qual o software que melhor se adapta à sua realidade.

Neste artigo pretendemos clarificar objetivos, funções e finalidades de cada um deles para que fique a conhecer as principais diferenças, características e vantagens e perceber qual o que melhor se adapta às necessidades do seu negócio.

 

O que é um ERP?

ERP é a sigla de Enterprise Resource Planning, que em português significa Planeamento de Recursos Empresariais.

O software de gestão ERP permite gerir e planear num único sistema as principais áreas de atividade de uma empresa, nomeadamente: as finanças, vendas, serviços, operações e logística das organizações. Por integrar as várias áreas de administração, em particular as áreas de contabilidade e financeira, é frequentemente utilizado nas empresas como o software de gestão base.

Embora não exista uma solução de software completa para todos os processos de negócio, atualmente já existem ERPs que permitem agrupar todos os processos de negócio para melhorar a colaboração entre departamentos, fornecer dados e informações relevantes que ajudam a tomar decisões fundamentadas em evidências e aumentar a produtividade do negócio.

 

Para que serve um CRM?

CRM - Customer Relationship Management significa gestão de relacionamento com o cliente. Tal como o nome indica, é um software de gestão de contactos – leads, prospects, clientes. Existem softwares de CRM com níveis de detalhe e de integração distintos, mas todos têm como objetivo ajudar as organizações a otimizarem e a melhorarem a relação que desenvolvem com clientes e potenciais clientes, proporcionando uma melhor experiência e, consequentemente, mais oportunidades de vendas.

Os CRM são uma das ferramentas mais importantes para qualquer equipa comercial e marketing de uma organização – independentemente do tamanho da equipa e da base de dados, é muito útil na agregação e classificação de base de dados – garantindo a centralização de toda a informação importante, ao mesmo tempo que ajuda nas estratégias de contacto e vendas.

 

 Áreas abrangidas

ERP

  • Contabilidade e gestão financeira;
  • Gestão de recursos humanos;
  • Logística e gestão de stocks;
  • Gestão de projetos;
  • Gestão e controlo da produção.


CRM

  • Gestão de vendas;
  • Gestão de marketing;
  • Gestão de contactos;
  • Acompanhamento da jornada do cliente;
  • Serviços de suporte.

 

 Principais diferenças 

ERP

O ERP é a base da gestão de uma empresa, que integra as informações de todas as suas áreas.

Todos os departamentos têm acesso aos dados em tempo real. Isso permite planear mais facilmente, fazer previsões certeiras e tomar decisões adequadas para gerir mais eficazmente os processos do negócio.


CRM

Por outro lado, o CRM gere toda a informação e dados dos clientes atuais e potenciais clientes.

Ou seja, disponibiliza todas as informações de contactos com clientes e armazena-as num banco de dados. Com isso, é possível conhecer cada cliente profundamente para oferecer a solução ideal às suas necessidades. Gere todo o processo de vendas da empresa, desde a aquisição dos clientes, negociação, fecho de vendas, suporte pós-venda ou atendimento ao cliente.

 

Como escolher um software que vá ao encontro das minhas necessidades específicas?

Em primeiro lugar, é preciso perceber quais são as reais necessidades da empresa. Só quando se tem uma clara noção dos principais problemas ou dificuldades da organização é que se consegue entender qual a solução mais indicada para a resolução específica dos mesmos.

Falar com os gestores dos diferentes departamentos, perceber como funcionam e como as equipas se articulam é determinante para se conseguir identificar as principais necessidades. Depois de saber o que precisam é mais fácil procurar um software que corresponda de forma mais ampla.

Pela sua ampla abrangência nas áreas funcionais das empresas e alta capacidade de integração com ferramentas e softwares, na Hydra implementamos as soluções Microsoft Dynamics.

O Microsoft Dynamics 365 Business Central (anteriormente NAV) é um dos ERPs mais populares por ajudar na uniformização dos processos da empresa, tornando-os mais eficazes e reduzindo erros sistemáticos. Assegura, ainda, uma informação estruturada e útil, contribuindo para o aumento da produtividade.

Já no software de CRM, implementamos o Microsoft Dynamics 365 for Sales. Esta solução agrega diversas áreas do setor comercial, consegue obter uma visão mais ampla e clara da progressividade da sua empresa, facilitando a tomada de decisões acertadas sobre as suas estratégias de marketing e vendas.

Para facilitar o processo da tomada de decisão sobre qual o software que precisam, destacamos as principais vantagens e funcionalidades de cada um deles:

 

Vantagens

ERP – Dynamics 365 Business Central

  • Reduzir os prazos de entrega, pois aumenta a produtividade;
  • Facilitar a gestão do stock e a compra e venda de mercadorias;
  • Melhorar a gestão tributária, evitando multas e diminuindo a dependência de contabilistas;
  • Integração do conhecimento organizacional e alinhamento estratégico;
  • Reduzir os custos com TI, mão de obra, desperdícios e erros;
  • Integração de várias empresas no software, num único login;
  • União de processos e de dados;
  • Gestão de permissões e acessos por utilizador;
  • Multi-idiomas e multi-moeda;
  • Total integração com Office 365 e aplicações de produtividade;
  • Ligação com SharePoint para partilha de processos, exploração de informação, indicadores ou arquivo de documentos;
  • Monitorização de informação pelo Power BI;
  • Integração com portais de negócio (desenvolvimento .NET e SQL).


CRM - Dynamics 365 for Sales

  • Reduzir o tempo gasto para procurar informações, documentos e processos;
  • Aumentar as vendas, pois permite passar menos tempo a organizar informações;
  • Aumentar a produtividade;
  • Maior alinhamento com as estratégias de marketing;
  • Automatização do relacionamento com o cliente;
  • Reduzir gastos com papel;
  • Fomentar relações através de interações genuínas e pessoais;
  • Venda de forma mais inteligente e com informação relevante;
  • Inovar com uma plataforma de vendas moderna e adaptável;
  • Proporcionar uma orientação informada;
  • Total integração com Office 365 e aplicações de produtividade Microsoft
  • Venda a qualquer momento e em qualquer lugar.

 

Que software preciso realmente?

Apesar de se focarem em áreas distintas, estes softwares são essenciais para a gestão de uma empresa.

Por exemplo,

  • Se o que procura é um software de gestão integrado que facilita a rotina operacional dos seus funcionários e melhora a logística interna, no geral, o ERP – Enterprise Resource Planning com o Microsoft Dynamics 365 Business Central é a melhor opção;
  • Se o seu objetivo é mais direcionado para o cliente, aumentar a capacidade de vendas e melhorar o marketing, o CRM – Customer Relationship Management com o Microsoft Dynamics 365 for sales é o mais ajustado à sua organização.

 

Os softwares de ERP e CRM podem dar-lhe uma vantagem competitiva. Além de o ajudarem a automatizar tarefas e a aumentar o desempenho dos colaboradores, oferecem oportunidades de melhorar a interação com os clientes.

Em alguns casos, o uso complementado dos dois pode ajudar a empresa a ser um caso de sucesso. Mas mais do que o próprio software o importante é trabalhar com uma empresa de TI com experiência e com uma equipa qualificada, para ajudar a si e à sua equipa a tomarem decisões orientadas, que melhoram o desempenho do seu negócio.