Power BI é líder de mercado pela 12ª vez

Power BI destaca-se com posição líder do Magic Quadrant da Gartner em “Analytics and Business Intelligence Platforms”

 

Neste relatório foi realizada uma avaliação da Gartner aos recursos e capacidades que diferenciam os vários produtos desse mercado, em que o Power  BI foi destacado como o principal líder de mercado pelo 12.º ano consecutivo.

Proporcionar uma visão abrangente do produto, uma experiência de vendas positiva e uma experiência de utilização intuitiva foram os principais fatores que contribuíram para o alto nível de satisfação dos clientes e ajudaram a Microsoft a posicionar-se novamente como Líder do “Magic Quadrant” entre as plataformas de análise e business intelligence existentes no mercado mundial.

Microsoft Power BI é uma ferramenta de Business Intelligence (BI) de análise de informação, que permite o acesso e a análise de insights para melhorar desempenho das organizações e otimizar as decisões em todas as áreas de gestão.

A ferramenta proporciona uma forma de obter dados para encontrar informações, principalmente através de consultas. Também apoia os utilizadores na preparação dos dados para análise detalhada, através da criação de relatórios, dashboards e visualizações de dados.

 

De acordo com o relatório, o Microsoft Power BI oferece um roteiro abrangente e visionário do produto, com o objetivo de globalizar e democratizar a solução para todos os casos de uso de análise, ao mesmo tempo que continua a demonstrar uma forte aceitação e adoção global, com altos níveis de satisfação do cliente.

Posto isto, é sem surpresas que a abrangência do produto foi um dos principais fatores de diferenciação. Numa única solução é possível realizar a preparação de dados, descoberta de dados baseada em dashboards e outras leituras de dados visuais, com painéis interativos.

Por outro lado, o baixo custo da solução associado a uma experiência positiva foi outro fator muito elogiado no relatório, sendo que o custo da licença foi a segunda razão mais importante para os clientes de referência escolherem o Microsoft Power BI: mais de 15% deles identificaram o valor como um motivo para selecionar essa plataforma. Os clientes de referência também colocam a Microsoft no primeiro terço dos fornecedores neste Quadrante Mágico para experiência em vendas - uma melhoria em relação ao ano anterior.

Os clientes de referência continuam a reconhecer a Microsoft pela facilidade de uso, tendo atribuído as classificações mais altas em todos os aspetos da facilidade de uso.  O Power BI suporta modelos de dados complexos com análise avançada integrada, ficando no primeiro lugar no uso do produto para tipos complexos de análise.

O investimento que a Microsoft tem vindo a fazer num amplo conjunto de recursos visionários, integrando-os ao Power BI foi também destacado no relatório, onde salientaram os aprimoramentos em análises ampliadas e disponibilização de novos recursos.

 

 

O que é o Quadrante Mágico da Gartner?

O relatório do Quadrante Mágico da Gartner é um documento que compara as principais empresas de tecnologia com a sua posição na área de atuação em várias áreas tecnológicas. O relatório é publicado anualmente pela empresa de consultoria Gartner Group e ajuda a obter uma visão ampla das posições dos concorrentes do mercado, relativa a quatro posicionamentos: líderes, desafiadores, visionários e concorrentes de nicho.

Ao aplicar um tratamento gráfico e um conjunto uniforme de critérios de avaliação, o Quadrante Mágico ajuda a verificar o desempenho que os players estão a desempenhar, tendo contra a visão de mercado da consultora.

 

Referência: 2019 Gartner Magic Quadrant for Analytics and Business Intelligence Platforms. Cindi Howson, James Richardson, Rita Sallam, Austin Kronz - February 11, 2019. Download do relatório aqui.

 

Artigos Relacionados