Vale Indústria 4.0 – Competitividade e Sucesso dos seus negócios

Vale Indústria 4.0 - Competitividade e Sucesso dos seus negócios

Hydra iT é uma entidade acreditada para prestação de serviços da Indústria 4.0

A Indústria 4.0 é o conceito que sustenta a transformação digital, baseada no desenvolvimento de tecnologias que permitem mudanças disruptivas nos modelos de negócio, nos processos e nos produtos. Integra o conjunto de tecnologias inteligentes de materiais, conectividade, tratamento e armazenamento eletrónico de grandes volumes de informação.

Dentro da Transformação Digital, a Indústria 4.0 caracteriza-se pela introdução de um conjunto de tecnologias digitais nos processos de produção das empresas, que permite acompanhar em tempo real tudo o que se está a passar nas suas unidades e exerce influência na relação entre os vários intervenientes na cadeia de valor, clientes e colaboradores. A Indústria 4.0 ajuda as empresas na capacidade de resposta junto do cliente, na redução de custos relacionados com processos inteligentes, na coordenação de pessoas e ativos com uma maior eficiência, na previsão de situações futuras que poderão ser solucionadas previamente, no aumento de vendas e na consequente satisfação do cliente.

O incentivo Vale Indústria 4.0 tem por objetivo promover a definição de uma estratégia tecnológica própria, com vista à melhoria da competitividade da empresa, alinhada com os princípios da designada Indústria 4.0. Este projeto incentiva, assim, a aquisição de serviços de consultoria com vista à identificação de uma estratégia conducente à adoção de tecnologias e processos. Uma oportunidade que oferece às organizações inúmeras vantagens competitivas graças à adoção de plataformas tecnológicas que contribuem para a gestão eficiente de dados e de processos organizacionais, e na otimização no seu modelo de negócio.

Com esta medida pretende-se implementar a Transformação Digital nos modelos de negócio das Pequenas e Médias Empresas, através da adoção de tecnologias que permitam mudanças disruptivas. Os apoios a conceder neste aviso revestem a forma de incentivo não reembolsável, até 7500€ por projeto. Poderão ser consultadas as especificidades do Vale Inovação nos artigos 40.º ao 58.º da Portaria n.º 57-A/2015 de 27 de fevereiro.

 

Se pretende desenvolver o projeto de Qualificação das PME - Vale Indústria 4.0 entre em contacto!

 

Fontes:
Portugal 2020 (2018)
IAPMEI (2018)
Compete 2020 (2017)

Artigos Relacionados