5 motivos para investir num ERP

5 motivos para investir num ERP

Conheça as principais razões para as empresas investirem no ERP Dynamics NAV / 365 Business Central

O ERP (Enterprise Resource Planning) é uma solução de planeamento de recursos empresariais. Trata-se de um complexo software de gestão empresarial que agrega e controla vários processos de um negócio, desta forma, as empresas que implementam um ERP garantem a gestão de informação com a automatização de processos, a unificação e proteção de dados, e reports. Na prática, o sistema de gestão ERP centraliza a informação importante de uma organização e auxilia as empresas a monitorizarem e a controlarem as suas operações diárias, acompanhando o seu crescimento gradual e sustentável.

Uma das principais características de um ERP é administrar as diversas áreas de atividade de uma empresa num único software, facilitando o acesso e a partilha de informação entre os vários departamentos como gestão de projetos, serviços técnicos, contabilidade, tesouraria, comercial e vendas, gestão de materiais, gestão de contratos, recursos humanos e ativos. O ERP é uma solução de gestão empresarial que se adapta às necessidades específicas das empresas, independentemente da sua dimensão, sendo por isso o modelo indicado para as empresas que procuram um sistema de gestão totalmente integrado.

Na Hydra trabalhamos há mais de 12 anos com o ERP Microsoft Dynamics NAV, e agora mais recentemente com o Dynamics 365 Business Central. Ao longo destes anos temos realizado implementações de maior e menor dimensão, em organizações das mais variadas áreas, o que nos permite reconhecer que o processo de seleção e aquisição de um novo software, especialmente quando é um sistema tão complexo e que envolve várias fases e departamentos diferentes, requer muito estudo e análise por parte das empresas antes da decisão.

 

Por isso, neste artigo partilhamos os 5 principais motivos para as empresas investirem num ERP como o Dynamics NAV / 365 Business Central:

 

#1 – Controlo global do negócio

A principal vantagem de um software ERP é a capacidade de visão global do negócio. Dynamics NAV / 365 Business Central é uma solução capaz de apoiar a evolução dos negócios num único sistema onde é possível gerir os principais processos de e, deste modo, otimizar os recursos ao eliminar processos manuais (naturalmente propensos a erros humanos), a melhorar o fluxo da informação e também a aumentar da produtividade.

A centralização da informação num único sistema permite que o ERP seja utilizado por todos os departamentos de uma empresa, conectando as principais funções dentro de uma organização, o que ajuda a simplificar os processos globais de gestão. Por ser um software tão completo, a adoção de um ERP como o Dynamics NAV / 365 Business Central traduz-se também numa redução de custos para as empresas, uma vez que as despesas relacionadas com formação de utilizadores, suporte, infraestruturas, manutenção e licenciamento diminuem consideravelmente.

 

#2 – Flexível e personalizável

Outra das vantagens que destacamos nos ERP é a capacidade de personalização e adaptação do sistema à estrutura e necessidades específicas de cada organização, e com a possibilidade de escalar a operação conforme o crescimento. Existem operações próprias de cada setor de atividade que podem customizadas, nomeadamente o software de gestão Dynamics NAV / 365 Business Central pode ser enriquecido com recursos específicos para certas áreas de negócio, como em termos de logística, indústria ou retalho.

Na Hydra disponibilizamos soluções especializados como o setor da Energias e Utilities e da Construção Civil, que visam responder a necessidades específicas dessas áreas de negócio. Também disponibilizamos outros componentes de gestão transversais às diferentes áreas de negócio como um software de auditoria digital e deteção de fraude, uma ferramenta para captar e armazenar documentos eletrónicos ou uma solução que realiza a assinatura digital de documentos. Este sistema adapta-se ao crescimento e à evolução da empresa e é altamente flexível. No caso do ERP Microsoft Dynamics NAV / 365 Business Central, por ser multi-idioma e multi-moeda também ajuda as pequenas, médias e grandes empresas em todo o mundo a gerir as suas contas sem barreiras.

 

#3 – Informação integrada

O ERP é também uma ferramenta estratégica, que simplifica a tarefa do gestor na tomada de decisão. Ao dispor de uma informação totalmente integrada, os administradores têm rapidamente acesso a tudo o que precisam, aumentando a eficiência e libertando tempo para outras áreas de interesse. Mas mais do que isso, permite simplificar processos e conectar toda a empresa num único sistema: não apenas oferece aos executivos e outros utilizadores uma plataforma ideal para operar seus negócios, mas também fornece uma visão profunda do negócio para ajudar a orientar operações e iniciativas estratégicas por via de relatórios e análises avançadas.

Por ser da Microsoft, o ERP Dynamics NAV / 365 Business Central tem um interface semelhante às restantes soluções, que os utilizadores facilmente reconhecem e que estão habituados a trabalhar, e integra com as outras aplicações como o Office 365, SharePoint, Teams, OneDrive, Power BI, entre outros.  O Dynamics NAV / 365 Business Central com o Office 365 permite às empresas facilmente partilharem o panorama geral da sua atividade, integrando e-mails, calendários e outros ficheiros, juntamente com os dados e relatórios do software de gestão empresarial. A adoção do Office 365 também constitui um passo fundamental para as organizações que pretendem iniciar ou consolidar o seu processo de transformação digital assente na produtividade, proporcionando um maior foco e colaboração dentro da organização.

 

# 4 – Seguro

A adoção de um sistema de gestão ERP garante mais segurança nos dados. Com a gestão de perfis de acesso e de utilizadores o acesso à informação é estabelecido de acordo o utilizador, através da senha de segurança pessoal e a visualização dos menus é definida durante a implementação. A integração da informação evita extravios e fraudes, da mesma forma que garante que toda a informação depositada permanece segura.

Na matéria de proteção de dados, o Microsoft Dynamics NAV / 365 Business Central possui um Centro de Perfil de Segurança e Administração, para configuração das permissões com um conjunto de funcionalidades que protegem os dados e que correspondem aos requisitos do novo quadro legal do Regulamento Geral soa Proteção de Dados (RGPD). Permite, por exemplo, classificar dados quanto à sua sensibilidade; localizar e exportar dados de um sujeito de dados, conforme a sua classificação; ter acesso ao registo de logs de tarefas de manipulação de dados e configuração de auditorias a tabelas; e o acesso ao registo de sujeitos de dados como bloqueados devido a privacidade, garantindo deste modo a compliance com o RGPD.

 

# 5 – Otimização dos processos e maior produtividade

Um ERP como o Dynamics NAV / 365 Business Central é um grande aliado das empresas para a otimização da produtividade, uma vez que os processos passam a estar organizados e as operações são automatizadas. A melhoria e o aumento da produtividade impactam diretamente na redução do prazo de entrega de produtos e serviços, aumentando a satisfação do cliente.

Os ERP’s têm também um papel fundamental na redução de custos, por evitarem o desperdício de matérias-primas e outros materiais, além de diminuir gastos com mão de obra, erros, falhas e trabalhos, assim como também ajudam a reduzir gastos de operação. Deste modo, uma empresa que implemente este software de gestão verá as suas operações diárias e o seu planeamento, a longo prazo, mais rápidos e facilitados, pois todos os processos estão seguros, padronizados e sincronizados.

 

Em última instância, o Microsoft Dynamics NAV ou Dynamics 365 Business Central ajuda as empresas a melhorarem a sua reputação e a vantagem competitiva perante o mercado. Ainda tem dúvidas em relação ao melhor ERP para si? Nós ajudamos a esclarecer todas as suas questões. Entre em contacto!

Artigos Relacionados