Microsoft Teams: Uma nova forma de Reunir Online

Microsoft Teams

Saiba como funciona o Microsoft Teams e por que deve começar já a utilizar com a sua equipa

O Microsoft Teams é uma aplicação da Microsoft que reúne, num único local, pessoas, conversas e ficheiros, para que todos os membros tenham acesso a tudo o que precisam em qualquer momento.  

A ferramenta foi desenvolvida para facilitar a comunicação e promover a colaboração entre as diferentes equipas, promovendo a interação dentro da empresa e tornando as colaborações mais eficazes na realização das tarefas partilhadas. 

 

Para que serve? 

Na prática, o Microsoft Teams trata-se de uma ferramenta de chat em grupo que reúne pessoas e possibilita conversas em grupo ou privadas, que podem ser separadas por vários canais ou tópicos entre as equipas.  

Qualquer utilizador pode criar uma equipa ou um canal para estabelecer uma conversação entre os membros do seu departamento, discutir um projeto, ou até mesmo, partilhar imagens e GIFs divertidos. Os utilizadores podem ainda ver, num só painel, a agenda que têm planeada para o dia ou semana, e podem marcar reuniões num calendário sincronizado com o Outlook. 

O Microsoft Teams apresenta uma solução completa para reuniões online, uma vez que permite organizar webconferências (áudio e vídeo) com qualquer pessoa, dentro ou fora da organização. A aplicação permite ainda reuniões para um elevado número de participantes em direto, que podem ser especialmente úteis para alojar webinares e outras apresentações com transmissão para um número elevado de pessoas. 

 

Como funcionam as Equipas e Canais de Conversações 

No Microsoft Teams as equipas são grupos de pessoas importados em conjunto para o trabalho, projetos ou interesses comuns. Cada equipa é constituída por canais, e cada canal tem como base um tópico ou tema. É através destes canais que se podem realizar reuniões, ter conversações e trabalhar em conjunto em ficheiros. 

As conversas em canais podem ser vistas e pesquisadas por toda a equipa. Cada utilizador pode participar nas conversas, “gostar” ou guardar as mais importantes, identificar pessoas específicas com menções para verem uma mensagem, e até mesmo editar um arquivo que foi adicionado à conversa. E, se um utilizador precisar de comunicar por e-mail, pode enviar muito rapidamente uma mensagem de correio eletrónico para todos membros de um canal. 

Cada utilizador pode estar associado a diferentes canais. Para aceder rapidamente aos canais mais importantes é possível identificar um canal como “Favorito”. Desta forma, o canal manter-se-á visível na sua lista de equipas e receberá notificações para que se mantenha atualizado sobre todas as atividades desse canal. 

 

Uma nova forma de Reunir Online 

Microsoft Teams possibilita a realização de reuniões virtuais de grande escala como webinars, reuniões gerais e outras apresentações  em direto para um número elevado de participantes.

É também muito fácil de realizar conferências Web, graças a funcionalidades como assistência de agendamento, criação de notas, partilha de ambiente de trabalho, carregamento de ficheiros e mensagens por chat.  

As reuniões podem ser feitas diretamente pela aplicação Teams ou, em alternativa, a partir de um telemóvel. Esta funcionalidade, disponível em mais de 400 cidades em todo o mundo, facilita a utilização para pessoas em viagem ou sem Internet. 

 

Integrações com Microsoft Teams 

Para além das conversas em grupo, o Microsoft Teams integra na aplicação as principais ferramentas de produtividade do Office 365 (como SharePoint, OneNote, Word, PowerPoint e Excel), o que facilita bastante a troca de documentos e a colaboração entre colegas de trabalho. Desta forma, os utilizadores podem trabalhar nos seus documentos diretamente na aplicação.

É ainda possível integrar no Teams outras aplicações da Microsoft e serviços de parceiros de terceiros pelo AppSource para personalizar o seu processo e fomentar o trabalho em equipa e a produtividade. 

A aplicação está disponível para desktop (Windows e Mac) e dispositivos móveis (Android, iOS e Windows Phone), e por isso, qualquer pessoa em qualquer lugar com acesso à internet pode estar em comunicação com a sua equipa de trabalho. 

 

Descubra hoje mesmo como o Microsoft Teams está a transformar a colaboração numa força de trabalho diversificada através de experiências de comunicações inteligentes e unificadas. Inscreva-se gratuitamente e sem fidelização.  

Se já tem Office 365 Empresas (Versão Essentials ou Premium) na sua organização, a aplicação está incluída no plano. Se precisar de solicitar um orçamento da licença, envie-nos um email para: infogeral@hydra.pt 

Artigos Relacionados