Construção. Como cumprir com os prazos de entrega

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Sabemos que um dos principais problemas na construção é o controlo de datas das entregas. Saiba como contornar esse problema na sua empresa.
Um dos maiores problemas nas construções que gera mais complicações para os gestores da área é o atraso que vai acontecendo nas etapas da obra. Ainda que o planeamento do projeto seja feito corretamente, ficamos sujeitos a contratempos que advém dos fornecedores, mudanças na meteorologia, problemas de qualidade, entre outros.

O presente artigo irá mostrar como um calendário pode extrair o melhor de todas as fases da entrega do edifício. Vamos a isso?

  • O calendário auxilia na viabilização do prazo do projeto em todas as suas etapas: Os clientes são exigentes com os prazos de entrega de um projeto. O calendário de etapas das obras permite analisar se a duração do projeto que o cliente pretende é exequível ou não.
  • Permite reduzir ou estender etapas da obra conforme necessário: Um calendário de etapas de obra bem feito é sinónimo de uma condução das atividades mais viável e até conseguir controlar as necessidades conforme o necessário. Desta forma, os problemas não previstos podem ser tratados e compensados da maneira menos impactante possível. O calendário funciona como um GPS que aponta a melhor forma disponível para chegar ao fim do projeto.
  • Auxilia na otimização do uso dos recursos nas etapas da obra: Ao criar um calendário das etapas da obra, o uso dos recursos necessários ao projeto também estarão incluídos no mesmo. Assim, é mais fácil reduzir o pico das necessidades de alguns materiais e garantir que os recursos estão disponíveis no momento em que são, realmente, necessários.
  • O calendário funciona como um guia para gestores e as suas equipas: o calendário de etapas da obra mostra à equipa envolvida no projeto os objetivos, as metas e quando os mesmos devem ser atendidos. A ferramenta também fornece uma sequência de tarefas para orientar os gerentes do projeto e supervisores e sobre em que atividades eles precisam de estar a trabalhar. Sem esta calendarização, é mais fácil que haja mal-entendidos e que encontre membros da equipa a trabalhar em diferentes direcções.
  • Permite uma melhor preparação para lidar com imprevistos: Mesmo que trabalhe com toda a ordem e planeamento do Mundo, todos estamos sujeitos a ter que lidar com imprevistos. O segredo para não deixar que os imprevistos atrasem o projeto é contando com espaços de tempo para lidar com os problemas. Montando o calendário de etapas, esses acontecimentos inesperados serão incluídos permitindo, assim, que seja mais fácil lidar com os mesmos sem atrasar nenhuma etapa.
  • A calendarização passa credibilidade ao cliente: Criar um cronograma de construção antes de toda a obra começar é um auxílio valioso para preparar pedidos de alargamento do prazo de entrega (caso haja necessidade). Esta atitude passa credibilidade e dá confiança ao cliente mostrando que todo o caminho foi bem pensado.
  • Aumenta a produtividade da equipa: Quando uma equipa conhece bem as etapas de uma obra e o cronograma segundo o qual as mesmas devem ser realizadas, é mais fácil aumentar a produtividade. Uma boa dica é usar a tecnologia para auxiliar na comunicação com a equipa que está no terreno. Isso pode ser feito através da utilização, por exemplo, de dispositivos móveis, onde se podem passar dados em tempo real para que qualquer alteração, cobrança ou necessidade urgente chegue com mais facilidade e rapidez aos responsáveis.
  • Mantém o projeto dentro da linha: São algumas as empresas da indústria da construção que evitam trabalhar com o calendário de obras porque acreditam que a ferramenta não trará qualquer benefício à equipa. No entanto, um cronograma de etapas da obra que esteja bem construído e definido fornece uma oportunidade de garantir que o projeto se mantenha dentro das expectativas dos custos e prazos do cliente.
    Quando é bem elaborado, o calendário de etapas das obras será fundamental para gerir prazos, controlar o departamento financeiro, programar compras, gerir e contratar mão de obra e prevenir conflito entre as atividades.

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